Livro | Benefícios dos animais de companhia para a saúde mental dos idosos

O livro “Benefícios dos animais de companhia para a saúde mental dos idosos” de Sílvia M. Vasconcelos sistematiza as principais conclusões de um estudo académico realizado com centenas de idosos, durante cerca de três anos e meio.

O estudo foi realizado no âmbito do programa de doutoramento da autora, subordinado ao tema “Influência dos animais de companhia nos estados depressivos, de ansiedade, de demência e nos níveis de tensão arterial da população idosa da Região Autónoma da Madeira”.

Este estudo, que assenta sobre o conceito “One Health”, permitiu inferir que, muito para além da companhia que fazem, os animais podem constituir uma importante fonte terapêutica para o ser humano.

A área da terapêutica assistida por animais é relativamente recente, com cerca de quatro décadas de estudos científicos, mas o seu interesse e aplicação tem crescido nos últimos 30 anos em países como os Estados Unidos da América, Brasil, Inglaterra e outros países europeus.

Também em Portugal as terapias e atividades assistidas por animais têm sido alvo de um interesse crescente por parte de inúmeros profissionais de saúde e bem-estar. Por todo o país, tem-se vindo a desenvolver diversas iniciativas neste âmbito, com bons resultados, sobretudo em lares de idosos, mas também junto de outros públicos com necessidades especiais – infantis, juvenis e adultos.

Partilhar
EnglishFrenchPortugueseSpanish