Município de Santarém construiu dois parques de matilhas

A Câmara Municipal de Santarém dispõe, desde o início do mês de outubro, de dois espaços cercados com uma área aproximada de 800 m2 nas instalações do Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém – CROAS.

Estes dois espaços estão dotados de uma área coberta de 200 m2 e com os devidos abrigos individuais.

Com este investimento, de cerca de 15.000€, o Município de Santarém aumenta consideravelmente a capacidade de albergue de caninos e melhora as suas condições.

Ricardo Rato, Vereador do Município de Santarém com o pelouro do Canil e Gatil Municipal, salienta o compromisso e a importância que o Município tem na proteção da vida animal, no controlo da sua população e na melhoria das condições físicas e de recursos materiais do CROAS.

“Com este tipo de cercados pretendemos iniciar a mudança de paradigma na gestão demográfica de animais abandonados. Não podemos ficar satisfeitos apenas com uma lei que proíba o abate de animais, mas que ao mesmo tempo os “condena” a viver durantes anos confinados em espaços muito pequenos e sobrelotados. Com este projeto experimental pretendemos aprender as dinâmicas subjacentes neste novo modelo de gestão de espaço. “, reforçou o vereador.