Novo Clube da raça Cão de Pastor Alemão

Realizou-se no dia 12 de junho de 2021 a Assembleia Geral do Clube Português de Canicultura na qual foi deliberada a filiação do Clube Português do Cão de Pastor Alemão.

O Clube Português do Cão de Pastor Alemão (CPCPA) foi fundado a 30 de setembro de 2020 com a colaboração de vários criadores e proprietários de cães desta raça, que têm o objetivo de revitalizar a raça em Portugal e o bem-estar animal.

O CPCPA reúne uma equipa multifacetada e polivalente com a experiência de criadores com mais de 30 anos de criação desta nossa nobre raça, entusiastas jovens e dinâmicos e, sobretudo, do trabalho, sempre em equipa pela raça e pelos sócios.

Direção
Presidente: Filipe Vidal
Vice-Presidente: Paulo Leonardo
Tesoureiro: José Manuel Pereira
Secretário: Hugo Pereira
Vogal: João Ramalho Carlos

Mesa da Assembleia Geral: Jorge Simões, Martinho Lagarteira e Stélvio Alves
Conselho Fiscal: Manuel Brito, Hugo Dias e Denise Humer

Atualmente, o CPCPA tem 158 sócios. Que incluem 28 criadores com afixo FCI , 128 sócios singulares e dois sócios honorários, o Juiz FCI Marc Renaud e o Médico Veterinário Dr. Bernd Tellhelm (certificado pela FCI e SV).

O primeiro evento previsto é a 1ª Exposição Canina Especializada da raça nos dias 17 e 18 de julho.

Objetivos do CPCPA:
» Recuperar e desenvolver o Cão de Pastor Alemão em Portugal;
» Garantir o bem-estar e a saúde animal;
» Formar os canicultores (criadores, proprietários e entusiastas) sobre as diversas temáticas para elevar a raça através do cumprimento integral do Standard FCI;
» Facultar o acesso aos exames de displasia e ADN a todos;
» Trabalhar na redução de animais portadores de displasia;
» Credibilização da ascendência através de perfis de ADN guardados e certificados;
» Valorização da criação portuguesa;
» Promoção da saúde animal ,quer física quer mental.

Linha SOS Pastor Alemão
A Linha SOS Pastor Alemão é um canal de comunicação do CPCPA para ajudar os sócios nas suas dúvidas em relação ao seu cão através da partilha de conhecimento de criadores com mais de 30 anos de experiência.
Contacto: sos.pastoralemao@cpcpa.pt

Protocolos para Exames de Displasias
Foram estabelecidos protocolos para a execução de exames de RX com médicos veterinários muito conceituados a nível nacional e internacional na área da saúde animal, nomeadamente, em ortopedia animal: Dra. Sara Curvelo (norte), Dr. Nuno Cardoso (centro) e Dr. Hugo Oliveira (sul).

Certificação de RX
O CPCPA possui protocolos para execução de exames de displasia abertos a todos, quer sejam sócios ou não, com o objetivo de reduzir a taxa de displasia na raça. Facultamos e promovemos o acesso sem restrições a todos os proprietários de exemplares Cão de Pastor Alemão.

Apoio de Cariz Social
Anualmente, o CPCPA irá doar 5% dos seus lucros a instituições de proteção animal. No ano 2020 este valor foi entregue à Associação Viralata Vira Amor (Mealhada) e estão abertas as candidaturas para o ano de 2021. Além disso, em todas as nossas Exposições doaremos 5% do valor das inscrições a instituições de proteção animal locais.

Criação do documento “Caderneta do Exemplar”
Este documento pretende agregar toda a informação relativa ao exemplar: genealogia, provas de trabalho, controlo de displasias, ADN, certificação de dentição e resultados em Exposições.

Outras atividades já realizadas:
» Patrocínio e divulgação da Prova de Trabalho FCI “1º Troféu de Barcelos”;
» Parcerias com escolas de treino para sócios;
» Parcerias com clínicas veterinárias;
» Apoio e divulgação da criação dos criadores associados;
» Pedido de sócio do CPC;
» Pedido de filiação como Clube de raça ao CPC;
» Divulgação e Motivação para participações em exposições do CPC de forma a aumentar o número de exemplares de Cão de Pastor Alemão

Contactos: 968 334 261
www.cpcpa.pt
www.facebook.com/cpcpa.gsd

Por: Clube Português do Cão de Pastor Alemão