Esclarecimento Final | Publicação do Debate pela DOGS PT magazine

ESCLARECIMENTO FINAL

Com este esclarecimento a DOGS PT magazine quer dar conhecimento aos seus leitores de três pontos:

Ponto 1. A Lista H – Um CPC para Todos, solicitou um Direito de Resposta ao Esclarecimento que a DOGS PT magazine publicou no seu website a 24/04/2021. Nos termos da Lei de Imprensa invocada no texto enviado a título de Direito de Resposta, a DOGS PT magazine entende que, no caso concreto, não está obrigada a publicar no seu website tal declaração, por não se enquadrar neste instituto.

Ponto 2. Não obstante a vontade de publicação dos vídeos dos debates ser conhecida de todos os candidatos desde o momento do convite e não ter existido qualquer objeção a tal publicação por parte de nenhuma das listas, a DOGS PT magazine tem em sua posse autorizações assinadas pelos três candidatos a Presidente da Direção do Clube Português de Canicultura.

Ponto 3. Face à continuidade da publicação e da divulgação de inverdades a respeito da DOGS PT magazine e da sua diretora, Eng. Marta Manta, temos de clarificar a linha cronológica do que se passou desde sexta-feira de manhã até ao momento da publicação deste Esclarecimento final*.

DOGS PT magazine | Marta Manta
28 de abril de 2021

___________________________________

*Clarificação do Ponto 3

Sexta, dia 23, 11h30
Na passada 6ª feira, dia 23/04/2021, pelas 11h33 (1,5 dias após o término da 2ª parte do debate), o candidato a Presidente da Direção do Clube Português de Canicultura da Lista H – Um CPC para Todos, José Homem de Mello, telefona-me, enquanto Diretora da DOGS PT magazine, exaltado, dizendo que não autorizava a publicação dos vídeos relativos ao debate, pois não tinha sido entregue nenhuma autorização assinada para tal. Realçou que esteve ligado vários anos à área editorial e que a DOGS PT magazine devia ter conhecimento da necessidade da referida autorização.

Neste telefonema o candidato nunca colocou a hipótese de entregar uma autorização à DOGS PT magazine.

A publicação posterior do Debate tinha sido claramente informada em várias peças de comunicação trocadas desde 17/02/2021 entre este órgão de comunicação e os três participantes no debate.

Trabalhando a Diretora deste órgão de comunicação no mundo editorial há mais de 17 anos, tendo sido Diretora de outras publicações em papel, está informada relativamente às autorizações de publicação, tendo emitido várias no seu percurso.

Dado conhecer os três envolvidos há numerosos anos, dispensou esse passo, acreditando na boa-fé de todos os envolvidos, e que o consentimento tácito era partilhado por todos.

Sexta, dia 23, 19h24
Pelas 19h24 da mesma 6ª feira, o candidato a Vice-Presidente Rui Alves Monteiro telefonou à Diretora a este respeito, o que muito se estranhou, pois até ao momento o único interlocutor neste processo tinha sido o candidato a Presidente.

Apesar disso, no referido contacto o candidato a Vice-Presidente informou que a Lista H tinha estado a falar entre si e que os e-mails trocados entre este órgão de comunicação e o candidato a Presidente José Homem de Mello tinham sido reencaminhados ao resto da Lista. Para eles tinha ficado perfeitamente claro que os vídeos seriam publicados no website da DOGS PT magazine.

Disse ainda que a não publicação do debate ia contra o que a Lista H sempre defendeu. Garantiu que, nesse mesmo dia, sexta-feira, a DOGS PT magazine receberia um email a clarificar a situação, bem como a autorização da publicação assinada pelo candidato a Presidente José Homem de Mello.

Sábado, dia 24, 13h02
O referido email e a autorização não foram enviados até ao final do dia de sexta-feira. No sábado, perante o incumprimento da Lista H, a Diretora da publicação enviou uma mensagem pelo WhatsApp ao candidato a Vice-Presidente Rui Alves Monteiro (meio utilizado pelo mesmo no dia anterior, a solicitar que lhe ligasse, o que a Diretora fez).

A mensagem, enviada às 13h02, reportava que ainda não tinha recebido o email da Lista H, o que estava a condicionar a informação às outras candidatas a Presidente.

O candidato a Vice-Presidente Rui Alves Monteiro disse que o email seguiria nesse dia, justificando estar com problemas no seu computador, algo que não parecia ser impeditivo, pois a autorização em causa carecia apenas da assinatura do candidato a Presidente.

Sábado, dia 24, 15h28
A DOGS PT magazine publicou o Esclarecimento no seu website às 15h28, dizendo no mesmo que “Estando a DOGS PT magazine, na minha pessoa, a ser confrontada com afirmações, insinuações e divulgação de inverdades, esclareço que este é o atual ponto de situação”.

Sábado, dia 24, 18h14
A Diretora da DOGS PT magazine recebeu um segundo telefonema às 18h14 de sábado, novamente do candidato a Vice-Presidente Rui Alves Monteiro, que questionou sobre a razão de ter publicado o Esclarecimento.

Expliquei que continuava sem receber a autorização do candidato a Presidente pela Lista H e que continuava a ser alvo de “bullying”, tendo tomado a decisão editorial de emitir um Esclarecimento.

Sábado, dia 24, 20h56
No sábado, às 20h56, a DOGS PT magazine recebeu dois emails enviados pelo candidato a Presidente, José Homem de Mello, um com a autorização e outro com o pedido de Direito de Resposta.

Fica claro, portanto, que a referida autorização de publicação foi-nos enviada muito depois dos telefonemas dos candidatos José Homem de Mello e Rui Alves Monteiro na sexta-feira, e várias horas após a publicação do Esclarecimento no website da DOGS PT magazine, às 15h28 de sábado.

Aquando do Esclarecimento da DOGS PT magazine de sábado, o ponto da situação ao momento da sua publicação era e mantinha-se o indicado:
– Desde o primeiro momento todos os envolvidos sabiam que o Debate seria publicado no website da DOGS PT magazine;
– Nenhum dos candidatos manifestou oposição até ao final do mesmo;
– O candidato a Presidente José Homem de Mello tinha manifestado, eloquentemente, à Diretora da DOGS PT magazine a sua discordância à publicação dos vídeos sem uma autorização expressa;
– A DOGS PT magazine ainda aguardava o envio da referida autorização por parte do candidato a Presidente José Homem de Mello.

EnglishFrenchPortugueseSpanish