Foi apresentado esta terça-feira, em reunião de Câmara, o estudo prévio do Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Leiria (CRO), a construir numa antiga suinicultura em Boa Vista, que deverá ter capacidade para receber mais de 100 animais de diversas espécies.
Ainda numa fase inicial, o estudo prevê que o novo edifício seja erguido numa área territorial com quase 10.000 m2 e que o investimento nesta obra ascenda ao milhão de euros, estando projetada a criação de 50 celas para cães e gatos, dois espaços para pombos e aves de capoeira, um estábulo para animais de grande porte e uma divisão para animais de pequeno porte.
Segundo a deliberação, as instalações deverão ser “enquadradas paisagisticamente na envolvente e dotadas de todas as condições e requisitos estabelecidos na legislação aplicável”, reforçando a resposta do atual canil situado na Guimarota.
O estudo prévio deixa para mais tarde uma eventual ampliação das instalações, caso a dinâmica e a exigência de funcionamento do CRO assim o obriguem.
Uma vez que o projeto se encontra na sua fase inicial, não é ainda possível adiantar uma data para o início da empreitada.