A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo inaugurou, a 13 de novembro, as recentes obras de requalificação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Montemor-o-Novo, mais conhecido pelo Canil Municipal.
Um investimento municipal de mais de 25.000€ para ampliar a área de estadia dos animais, com a criação de 6 novos alojamentos coletivos exteriores, 4 para cães e 1 para gatos com acesso às boxes individuais interiores e um alojamento para a receção de curta duração de animais de espécies silvestres ou domésticas de produção.
O Município explica que esta intervenção se tornou “fundamental face ao aumento do número de animais que permanecem neste equipamento municipal, devido à publicação da Lei n.º 27/2016, de 23 de agosto, que decretou medidas para a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais e estabeleceu a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população”.
De acordo com o comunicado, “esta intervenção veio melhorar as condições de trabalho da equipa do Serviço Municipal de Veterinária e as condições do canil e gatil na perspetiva de uma melhoria do Bem-Estar dos animais recolhidos, garantindo conforto, segurança, socialização e protegendo-os de experiências negativas como o stress”.
Acrescentando que “este é mais um passo na prossecução da política de valorização do serviço público, melhoria das condições de trabalho, promoção do bem-estar e saúde dos animais de companhia e salvaguarda da saúde pública”.