Na sequência da candidatura apresentada junto da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a Câmara Municipal de Paços de Ferreira iniciará mais uma campanha de esterilização gratuita de canídeos do concelho, a terceira neste mandato.
Tal como sucedeu com as anteriores, o Município terá como entidades parceiras as duas Associações de Defesa e Proteção de Animais do concelho, “Os Pecaninos” e “Cemtrela”, cujo protocolo, a exemplo dos anos transatos, será assinado durante os próximos dias.
Parte dos custos com esta nova campanha de esterilização serão financiados pela DGAV, sendo o remanescente suportado integralmente pelo Município de Paços de Ferreira.
De acordo com os termos do novo protocolo, competirá às duas associações o levantamento dos animais a esterilizar, designadamente cães e cadelas que estejam à sua guarda, bem como cidadãos do concelho de Paços de Ferreira que sejam possuidores de um número elevado de canídeos e que, por razões de cariz económico, não tenham possibilidade de suportar os custos inerentes a este ato cirúrgico.
Esta campanha será realizada com a colaboração das clínicas veterinárias Vetistuta e Mata Real, tendo como principal objetivo reduzir o número de cães abandonados e conta com o decisivo apoio das duas Associações de Defesa e Proteção de Animais do concelho a quem, uma vez mais, o Município agradece por todo o serviço público prestado.
Na última iniciativa realizada no final do ano passado, foi possível esterilizar um total de 100 animais (79 cadelas e 21 cães).