Uma equipa de resgate de montanha foi acionada para ajudar uma cadela da raça Cão de São Bernardo que desmaiou enquanto descia o cume de Scafell Pike, o pico mais alto de Inglaterra.
A polícia de Cumbria foi alertada quando os donos desciam a montanha, na noite da passada sexta-feira e os voluntários da Wasdale Mountain Rescue Team não pensaram duas vezes e mobilizaram-se para ajudar.
De acordo com a descrição do incidente na sua página de Facebook, a operação de resgate da São Bernardo Daisy, de 55 kg, demorou cerca de 5 horas. A cadela apresentava sinais de dor nas pernas traseiras e recusava-se a andar.
Antes de se deslocarem para o local, procuraram aconselhamento veterinário sobre alívio da dor, possíveis problemas específicos desta raça e qual a melhor forma de lidar com um cão numa situação tão stressante.
Ao chegar, os membros da equipa apresentaram-se a Daisy, para não causar mais stress, e com a ajuda de guloseimas, conseguiram avaliar a sua situação e administrar uma analgesia para a dor, antes de fazer o seu transporte de maca.
A equipa explica que “depois de um pouco de persuasão e de adaptar a maca para se tornar dog friendly, e, é claro, com muitas guloseimas, a Daisy, de 55 kg, acalmou-se rapidamente com o seu queixo apoiado no protetor de cabeça, tendo percebido que só estávamos a tentar ajudar”.
No final, concluíram que a evacuação de Daisy não foi muito diferente do resgate de um adulto, que a equipa faz normalmente.