Mitos de Grooming
“Os Groomers têm produtos especiais que tiram os nós do pelo do cães.”
FALSO. É verdade que nós temos produtos que facilitam a remoção dos nós. Isso e um conjunto de técnicas e instrumentos que nos permitem remover os nós, até certa gravidade e com alguma segurança.
Mas os Groomers não têm uma varinha mágica escondida na gaveta. Há nós e nós! Uma coisa é um nó no peito, um atrás da orelha ou no pescoço. Outra é quando o cão inteiro é um nó.
Quando se chega a esse extremo, a única coisa humana a fazer é tirar a máquina e a lâmina mais curta. A culpa não é nossa, não é má vontade. Mas submeter um animal a mais do que 15 minutos a puxar o pelo é tortura e nós estamos aqui porque gostamos de animais.
Não o fazemos com satisfação, muito pelo contrário, quem lhe disser isso é porque não sabe o que diz. Pois para além de não nos enaltecer o ego profissional, provoca bastante desgaste no nosso material.
Se o seu cão tem um nó que não consegue tirar e não o quer rapado, telefone com a maior brevidade possível para o vosso Groomer e marque com urgência. Uma semana pode ser a diferença entre um banho e um jeitinho, e um cão rapado. Para além disso, um nó no pelo repuxa a pele, é incomodo e doloroso.
Por: Isabel Nobre, Profissional Groomer
IN Grooming & SPA