Taça de Portugal de IGP 2020

Nos passados dias 22 e 23 de fevereiro decorreu a Taça de Portugal de IGP tendo, este ano, como local e Prova Loulé, no Algarve. Este ano a organização da Taça de Portugal contou ainda com a comemoração da organização da 20ª Taça Nacional da Modalidade.

Depois de um processo de avaliação levado a cabo pela coordenação da modalidade, foram convidados para julgar a XX Taça de Portugal de IGP os juízes nacionais Cláudia Miranda e Júlio Silva e os traçadores e figurantes prova nacionais Hélio Adão e Luís de Carvalho.

A Taça de Portugal de IGP do Clube Português de Canicultura visa a seleção dos cães com melhor aptidão na modalidade através do somatório dos resultados obtidos nas suas 3 disciplinas: Pistagem, Obediência e Defesa.

Os binómios que obtiverem os melhores resultados poderão representar Portugal no Campeonato do Mundo, este ano em Apeldoorn na Holanda.

Apenas competem por esta representação e pelo título de Campeão Nacional de IGP os cães que competem no grau mais alto desta competição: Grau 3. Assim, nesta prova pudemos contar com a apresentação do trabalho de 6 binómios.

No 1º dia da competição decorreu a disciplina de Pistagem, o cão que realizou o melhor trabalho de pista no grau da competição e com qualificação final, foi um cão da raça Cão de Pastor Alemão e de nome “Lobo do Soribas” com o seu condutor Casimiro Costa.

Grau 3 - Pistagem - Casimiro Costa
Grau 3 - Pistagem - João Paulino
Grau 3 - Pistagem - José Fontes
Grau 3 - Pistagem - Nuno Monteiro
Grau 3 - Pistagem - Nuno Santos
Grau 3 - Pistagem - Vanessa Cruz

A disciplina de Pistagem revelou-se um verdadeiro desafio para a maioria dos competidores nacionais, as condições de humidade e a dureza dos terrenos da Quinta do Mel colocaram à prova os competidores nacionais, na sua maioria do norte do país, habituados a terrenos com condições de pista bem diferentes.

Grau 3 - Obediência - Casimiro Costa
Grau 3 - Obediência - Casimiro Costa
Grau 3 - Obediência - Casimiro Costa
Grau 3 - Obediência - João Paulino
Grau 3 - Obediência - João Paulino
Grau 3 - Obediência - José Fontes
Grau 3 - Obediência - Nuno Santos
Grau 3 - Obediência - Nuno Santos
Grau 3 - Obediência - Vanessa Cruz

No 2º dia da competição decorreram as disciplinas de Obediência e Defesa, tendo a cadela de raça Cão de Pastor Belga Malinois de nome “Butterfly Vom Spiritus Lusitanus” conduzida por Nuno Santos, obtido o melhor resultado na disciplina de Defesa e, novamente, o cão “Lobo de Soribas” conduzido por Casimiro Costa na disciplina de Obediência.

Grau 3 - Defesa - Casimiro Costa
Grau 3 - Defesa - Casimiro Costa
Grau 3 - Defesa - Casimiro Costa
Grau 3 - Defesa - João Paulino
Grau 3 - Defesa - João Paulino
Grau 3 - Defesa - José Fontes
Grau 3 - Defesa - José Fontes
Grau 3 - Defesa - Nuno Santos
Grau 3 - Defesa - Nuno Santos
Grau 3 - Defesa - Nuno Santos
Grau 3 - Defesa - Vanessa Cruz
Grau 3 - Defesa - Vanessa Cruz

Casimiro Costa e “Lobo do Soribas” sagraram-se assim, com a melhor pontuação final, e a qualificação de Bom, Campeões de Portugal de IGP 2020.

Pódio da Taça de Portugal de IGP – Grau 3
1º Casimiro Costa e “Lobo de Soribas” com 256 pontos
2º João Paulino e “Echo von der Konigswiese” com 256 pontos
3º Nuno Santos e “Butterfly Vom Spiritus Lusitanus” com 207 pontos
4º Vanessa Cruz e “Cloe Del Pableras” com 182 pontos

Grau 1 - Pistagem - André Devesas
Grau 1 - Pistagem - André Leite
Grau 1 - Pistagem - Francisco Campos
Grau 1 - Obediência - André Devesas
Grau 1 - Obediência - André Devesas
Grau 1 - Obediência - André Leite
Grau 1 - Obediência - Francisco Campos
Grau 1 - Defesa - André Leite
Grau 1 - Defesa - André Leite
Grau 1 - Defesa - Francisco Campos

Nesta Taça de Portugal houve ainda oportunidade para a participação de 3 cães no grau mais baixo da modalidade, Grau 1, que demonstraram que a modalidade tem tudo para continuar a crescer.

BH - Insomia
BH - Natz
BH - Natz

A apresentação de 2 cães em BH-VT (Prova obrigatória para poder competir na modalidade) e 2 cães realizaram Teste de Sociabilidade com sucesso.

No final Taça de Portugal aprovaram-se com possibilidade de representação de Portugal no Campeonato do Mundo de IGP, organizado pela Federação Cinológica Internacional (FCI): Casimiro Costa com “Lobo do Soribas” e João Paulino com o Boxer “Echo von der Konigswiese”.

A organização da Taça de Portugal de IGP 2020 este ano contou com a ajuda preciosa e estratégica do clube local Iron Dog, que diligenciou junto das autoridades competentes e dos patrocinadores, permitindo a organização desta prova realizada pela primeira vez no Algarve.

Por: António Henriques
Coordenador Nacional Sub-comissão IGP/IFH
Clube Português de Canicultura

EnglishFrenchPortugueseSpanish