Desde as 7h, desta quarta-feira, que está a decorrer uma grande operação de resgate de animais pela GNR, numa propriedade de Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa.
De acordo com a RTP1, que se encontra no local, os cães e gatos tinham sido recolhidos da rua por uma idosa, mas viviam em péssimas condições higieno-sanitárias, entre “lixo e fezes”, explicou o Major Pedro Reis, do SEPNA da GNR, ao canal público.
Esta megaoperação está a decorrer após uma denúncia, com o apoio do SEPNA, do Município da Arruda dos Vinhos, com a presença dos médicos veterinários municipais, e de várias Associações de proteção animal. Ao todo estão 50 elementos no local, a recolher e a tratar dos animais.
Além das más condições em que viviam os animais, havia também o risco para a saúde pública. Já foram retirados do local 55 animais, mas no total serão mais de 100.
Muitos estão subnutridos, um deles seguiu diretamente para fazer uma transfusão de sangue e uma cadela estava em pleno trabalho de parto, sendo imediatamente assistida e retirada do local
Depois de serem tratados e ser colocado o microchip, os animais serão distribuídos por várias Associações de proteção animal para posterior adoção.
*** ATUALIZAÇÃO ***
Até ao final do dia foram recolhidos 109 animais de companhia, nomeadamente, 98 cães e 11 gatos. Leia AQUI os resultados desta operação.
Imagem: RTP 1
Artigos relacionados
» Síndrome de Noé | A necessidade de deter animais