O Ayuntamento de Barcelona terá alertado a empresa para retirar os anúncios de venda de animais, por violar o regulamento e colocar em risco o bem-estar animal.
De acordo com a notícia publicada no El País, os portais “Mil anuncios” e “Vibbo” serão multados em 150.000 euros por comércio ilícito de animais. Já foi aberto um processo contra a empresa que gere estas duas páginas que violam o regulamento de venda de animais em Barcelona e colocam em risco o bem-estar animal.
Esta é a primeira vez em Espanha que decorre um processo para combater o comércio ilícito de animais na Internet.
O Ayuntamento refere que a empresa multada está em incumprimento com vários pontos do regulamento de “Ordenanza de Protección, Tenencia y Venta de Animales” de 2014.
Este proibe a criação de animais de companhia em residências particulares e a venda de cães e gatos antes das 8 semanas de vida, e os anúncios encontrados nestas plataformas tinham pessoas particulares como responsáveis pela venda.
Além disso, nenhuma das plataformas dispõe de informação sobre o “Registo de núcleo zoológico”, um requerimento necessário, segundo o regulamento, para identificar o criador ou o estabelecimento responsável.
“Com estes anúncios estava a promover-se a criação indiscriminada de animais e, com isso, o abandono dos mesmos”, refere o Ayuntamiento.