A fonte canina de Berczy Park em Toronto

Berczy Park é um pequeno jardim triangular em Toronto. O parque abriu ao público em 1980, sendo fechado em setembro de 2015 para renovação. A sua reabertura oficial foi a 28 de junho de 2017 e desde então é um dos locais mais visitados e fotografados da cidade! Porquê? Por causa da sua fonte canina!

O projeto de renovação do espaço é da autoria do arquiteto paisagista Claude Cormier, de Montreal, tendo custado 7,2 milhões de dólares. O destaque do renovado Berczy Park foi a substituição da fonte original.

A nova fonte com dois níveis é decorada com 27 estátuas de cães e um gato, feitos em ferro fundido, e na sua base possui um bebedouro para os cães “reais” beberem água.

Os cães encontram-se a olhar para cima para o osso dourado que está no topo da fonte. O gato, por sua vez, olha para norte para dois pequenos pássaros amarelos que se encontram pousados no braço de um candeeiro a cerca de 3 metros da fonte. Existe ainda um segundo gato, preto e branco, sentado no topo de uma caixa de eletricidade espelhada no canto sudoeste do parque.

A fonte com dois níveis é decorada com 27 estátuas de cães e um gato.
No topo da fonte há um osso dourado e na base um bebedouro.
O gato da fonte olha para dois pássaros pousados no braço de um candeeiro.
O Berczy Park é um pequeno jardim triangular em Toronto.
Há um segundo gato sentado no topo de uma caixa de eletricidade espelhada.
Zona de cascalho irrigado destinada para os cães fazerem as suas necessidades.

Na extremidade leste do parque, há uma zona de cascalho irrigado destinada para os cães fazerem as suas necessidades.

Além do projeto de jardinagem, com relvados, bancos e novas árvores, também foi construído um parque infantil. Agora, o parque é o local de eleição de pessoas que o usam enquanto almoçam, para passear os cães e brincar com as crianças.

Fotografias: Claude Cormier + Associés

 

 

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish