A personagem Tintim de “Les Aventures de Tintin” foi criada em 1929 pelo cartonista belga Georges Rémi, conhecido pelo pseudónimo Hergé, e desde então o repórter tem viajado por todo o mundo em aventuras com o seu companheiro Milu.

Hergé, 1947 (http://en.tintin.com)
Em francês o nome do Fox Terrier é Milou. O seu nome deve-se a uma namorada de Hergé, Marie Louise Van Cutsem, que era chamada de Milou. Em inglês esta personagem canina é chamada de Snowy.
Em 1929, Hergé frequentava regularmente um café cujo dono tinha um Terrier, que foi a fonte de inspiração do autor para Milu. A personagem aparece pela primeira vez no álbum “Tintin au pays des Soviets”, em 1930.
É frequente Milu “falar” com o leitor através dos seus pensamentos. A sua perspectiva mais seca e cínica, equilibrava a atitude sempre positiva de Tintim. Quando surge a personagem do Capitão Haddock, este assumiu esse papel e Milu, gradualmente, passou a assumir um papel menos relevante, dialogando apenas com Tintim.
Nos vários livros, a coragem de Milu salva muitas vezes Tintim do perigo iminente e liberta-o do cativeiro. Destemido, enfrenta criaturas muito maiores se sente que o seu dono está ameçado. Curioso, como todos os cães, tem os seus próprios instintos.
Milu por vezes sucumbe à tentação, especialmente se há comida em causa, e gosta de beber whisky, como o Capitão Haddock, sendo que as suas ocasionais “bebedeiras” tendem a colocá-lo em problemas. O seu único medo são: aranhas!
É um cão ou uma cadela? Esta questão te sido abordada inúmeras vezes e para quem ainda tem essa dúvida, Milu é um cão! Hergé refere-se à personagem no masculino, Tintim nos álbuns originais diz “ce chien” e não “cette chienne”, e Milu fala de si mesmo no masculino.
Como curiosidade, Portugal foi o primeiro país não francófono a publicar Tintim, em 1936, na revista “O Papagaio”. A história era “Tintim na América”, então intitulada “Aventuras de Tim-Tim na América do Norte”. Portugal foi também o primeiro país do mundo a publicar Tintim a cores, antes sequer da França ou da Bélgica.
A citação mais célebre aplicada a Tintim, e que extravasa a cultura popular, foi a frase dita por Charles De Gaulle na altura em que foi presidente da França a André Malraux, então Ministro da Cultura: “No fundo, o meu único rival internacional é Tintim”.
Clique AQUI para ir para a página principal da raça Fox Terrier de pelo cerdoso.