Jornal do Centro homenageou a Escola de Cães-Guia da Aguieira

Honrar e reconhecer o mérito de pessoas e instituições da região de Viseu foi o pretexto da “Celebração da Primavera”, um evento que o grupo Jornal do Centro realizou no 16 de maio, no auditório da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV).

Oito figuras e instituições foram premiadas com as distinções do evento, nas categorias de Atividade Social, Ensino, Políticas Públicas, Economia/Inovação, Diáspora, Desporto, Cultura e Prémio Especial. Os reconhecimentos foram decididos por um júri de cinco pessoas: Manuela Antunes, Marina Leitão, Joaquim Alexandre Rodrigues, Jorge Fraga e Jorge Marques.

A Escola de Cães-Guia da Aguieira (ABAADV), no concelho de Mortágua, foi distinguida como a entidade social mais relevante de 2018 da região de Viseu, com o Prémio Atividade Social.

O diretor da escola, João Pedro Fonseca, foi quem recebeu o prémio, tendo enaltecido no seu discurso o trabalho da instituição, que celebra 20 anos e já entregou mais de duas centenas de animais a cegos de todo o país.

“Não há melhor satisfação do que conseguir formar duplas (utilizador e cão-guia) e ajudar pessoas a deslocarem-se mais facilmente e descobrirem uma autonomia que perderam ou nunca tiveram. Mas quando recebemos distinções assim, é impossível não ficarmos orgulhosos do trabalho de todos que fazem parte da nossa Associação”, podemos ler no post no Facebook da ABAADV.

Na Diáspora, a entidade homenageada foi a Casa do Distrito de Viseu em Rio de Janeiro, no Brasil. Na Cultura, a galardoada foi a diretora do Teatro Viriato, Paula Garcia. O Tondela foi o homenageado na categoria do Desporto. Paulo Nunes recebeu o prémio de Economia/Inovação. Na categoria de Ensino, o galardão foi para a Escola de Paradinha, pelas suas práticas de inclusão junto dos alunos, quebrando diversos preconceitos. O exemplo de Paradinha foi também enaltecido pela secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, a galardoada com o prémio das Políticas Públicas. O Prémio Especial foi dedicado ao evento Jardins Efémeros.

A Celebração da Primavera também contou com momentos musicais, de cultura e de humor que animaram os convidados presentes, dentro e fora do auditório da AIRV.

Partilhar