Cinfães | Município lança Campanha “Adote! Não abandone!”

A Câmara Municipal de Cinfães lançou a campanha “Adote! Não abandone!”. Preocupada com o abandono de animais de estimação, a Autarquia apela à adoção animal de forma consciente e refletida.

De acordo com o Comunicado da autarquia os cinfanenses que adotem um animal recebem, como forma de apoio, a esterilização, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica (microchip). O Município oferece ainda a desparasitação interna e externa e alimentação para 30 dias.

Estas medidas visam incentivar os processos de adoção, aumentar o sentido de responsabilidade social pelos animais e fazer face ao número de animais abandonados.

Ainda no âmbito da promoção da saúde e bem-estar animal, a Câmara Municipal durante o ano de 2018, já realizou 27 esterilizações a animais errantes (22 caninos e 5 felinos). Além da esterilização, estes animais errantes receberam vários cuidados de saúde, nomeadamente, desparasitação e tratamento de dermatites provocadas por ácaros da sarna e picada de pulga.

Em parceria com a AAPARC – Associação dos Amigos e Protetores dos Animais em Risco de Cinfães, a quem o Município cedeu um espaço de acolhimento temporário para animais, a Câmara Municipal prestou também cuidados de saúde e bem-estar aos animais sob responsabilidade desta Associação, nomeadamente, a prestação de consulta médica veterinária; a desparasitação; a vacinação antirrábica; a vacinação contra esgana, hepatite, leptospirose, parvovirose e tosse do canil; a identificação eletrónica e o registo no Sistema de Identificação e Recuperação Animal e no Sistema de Identificação de Canídeos e Felinos.

Além destes apoios, a Autarquia Cinfanense tem vindo a fornecer, mensalmente, a alimentação para os cerca de 43 animais que se encontram neste espaço de acolhimento temporário. Os artigos de higiene e limpeza também têm sido assegurados pelo Município.

De salientar que, ainda nesta matéria, já foi aprovado o concurso público para a obra de construção do Centro de Recolha de Animais de estimação que vai ser construído, em conjunto, pelos municípios de Cinfães e Castelo de Paiva.