O Cão de Pastor Belga é uma raça que engloba quatro variedades. O Groenendael, o Tervueren, o Malinois e o Laekenois. O Laekenois é a variedade mais rara e menos conhecida desta raça. Encontrando-se quase extinta, está a ser recuperada por apaixonados pelo Laekenois que veem nela o Pastor Belga original, cão de trabalho e multifuncional.
Fique a conhecer melhor esta raça através dos artigos que iremos publicando regularmente.
História do Cão de Pastor Belga Laekenois
Os registos mais antigos que permitem decifrar a origem do Laekenois remontam a um cão de pelo duro e fulvo de nome "Vos". Adquirido a um negociador de gado da região de Boom, este cão era pertença do pastor Jan Baptist Jansen que vivia na localidade de Laeken, na Bélgica.
Clique AQUI para ler o artigo completo
O termo Laekenois no Cão de Pastor Belga
Existem duas teorias que suportam a origem do termo Laekenois para representar a variedade de pelo cerdoso do Cão de Pastor Belga. Clique e fique a conhece-las.
Clique AQUI para ler o artigo completo
O aspeto físico do Cão de Pastor Belga Laekenois
Ao longo dos anos existiram várias alterações quanto às variedades do Cão de Pastor Belga: Groenendael, Laekenois, Malinois e Tervueren. O tamanho, cor e tipo de pelo é um critério de distinção entre estas. O Laekenois é o Pastor Belga de pelo duro.
Clique AQUI para ler o artigo completo