Fundão comemora 10ª Edição da Exposição Canina

Para comemorar a 10ª Edição da Exposição Canina Nacional do Fundão, o Município organiza um programa de excelência dedicado a todos.

Para além do programa CaniCultura Fundão, o programa de atividades tradicionalmente organizado para a comunidade escolar, na semana que antecede a exposição, irão realizar-se as 1as Jornadas de Inovação e Valorização das Raças Autóctones, nos dias 22 e 23 de fevereiro. Evento cujo objetivo é a promoção e divulgação das Raças Autóctones e do território que ocupam, sendo destinado a estudantes, criadores, profissionais da área e público em geral. Link do evento no Facebook.

Em paralelo, no dia 22 de fevereiro, integrada nas jornadas, na Quinta Pedagógica do Fundão, irá ter lugar a Exposição de raças Autóctones “ A Quinta” e uma manhã cheia de atividades lúdicas e didáticas para crianças e jovens. Este dia termina com o lançamento do Volume I do “Livro das Raças” da DGAV.

Atividades na Quinta Pedagógica do Fundão: Feitura de Queijo (ovelha e cabra) com Maria Carvalho e Maria Manuela Lopes Matias; Ordenha a brincar (cabra e ovelha), Feeling Events; Atividades sobre as propriedades e o ciclo da Lã, Museu dos Lanifícios; Caça ao Ovo, AMIBA; Jogos Tradicionais  e Pinturas Faciais, Matriz e6g; Hora do Conto; Celeiro para animais 3D, Cecília Zacarias; Jogo do Burro e Aula do Burro, AEPGA; Passeio de Cavalo, Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa.

No dia 27 de fevereiro, às 15h30, o Dr. Ricardo Costa, pediatra no Centro Hospitalar Cova da Beira, faz uma apresentação sobre “Crescer Saudável com um animal de estimação – A criança e o cão”, na Biblioteca Municipal. Atividade aberta ao público.

Nos dias 2 e 3 março, organizada pelo Município do Fundão e o Clube Português de Canicultura, acontece a 10ª Exposição Canina Nacional do Fundão no Pavilhão Multiusos do Fundão.

Esta iniciativa irá contar, para além da competição, com diversas ações dirigidas à comunidade escolar e ao público em geral, assim como duas Exposições Caninas Especializadas das raças Cão da Serra da Estrela e Terriers, ambas no dia 2.

A 10ª Exposição Canina Nacional do Fundão faz parte de um calendário de atividades que pretende sobretudo promover bons hábitos e dar a conhecer um mundo onde o respeito e convivência entre o humano e amigo canino se destacam.

Mais uma vez esta edição dedica aos mais novos parte da sua programação. Com a participação ativa do CPC Jovem irão desenvolver-se atividades para os mais jovens, culminando no Concurso Mini Apresentador Fundão, que pretende cativar e motivar os mais novos para a canicultura e muitas surpresas para os caninos.

O programa da CaniCultura Fundão integra as seguintes atividades:
» BabyGym, CãoVida Club
» Cinema de animação
» Poesia com Gi Cañamero – Os meus cães e outros poetas
» A descoberta da leitura em boa CÃOpanhia – Associação Cães & Livros
» Visita Fundão com CÃOpanhia por Pedro Silveira
» Antropomorfismo na Arte: um exemplo o CÃO com o Arquiteto Rui Martins
» Atividades CPC Jovem sobre raças portuguesas e apresentações nas escolas

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish