Foi adjudicada esta segunda-feira, 11 de fevereiro, a empreitada de construção do Parque Canino de Viseu, uma infraestrutura que vai nascer junto ao rio Pavia, nas imediações do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.
A empreitada, orçada em cerca de 72 mil euros, tem um prazo de execução de 98 dias e foi adjudicada à empresa A. Malheiros, Lda.
“Trata-se de um passo importante no ecossistema de qualidade de vida no qual temos vindo a apostar”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, que no ato de consignação esteve acompanhado do Vereador João Paulo Gouveia.
Com este Parque Canino cumpre-se o desejo de ter uma zona específica destinada ao recreio e atividades dos animais, possibilitando a sua permanência de forma saudável e segura no espaço público e sem o uso de trela.
“Viseu é um Município amigo dos animais. Criamos condições para que as pessoas possam ter os seus animais de estimação e esperamos, agora, que da parte destas também exista um comportamento cívico adequado”, deseja o autarca, adiantando que noutros dois parques da cidade – Parque de Santiago e Parque Aquilino Ribeiro – também serão instalados wc’s para animais.
Numa área de 720 metros quadrados, o Parque Canino contará com diversos equipamentos para a realização de atividades lúdicas ou de aprendizagem/treino, um wc para uso dos animais – desde que acompanhados e incentivados pelos respetivos donos -, e bebedouros para ambos.
Pontualmente, e ao longo do parque, serão ainda colocadas papeleiras com dispensadores de sacos, para além de alguns bancos em zonas sombreadas, de modo a que os donos dos animais possam descansar ou simplesmente observar as atividades dos seus cães.