ALIANÇA CANINA LATINA

A ALIANÇA CANINA LATINA (ACL) foi estabelecida em 2018 e reúne a Societé Centrale Canine (SCC) de França, a Ente Nazionale Canina Italiana (ENCI), a Real Sociedad Canina de Espanha (RSCE) e o Clube Português de Canicultura.

O objetivo da ACL é criar uma estrutura internacional seguindo o modelo de outras alianças já existentes na Secção Europa da FCI, como por exemplo: a Nordic Kennel Union, aliança nórdica que agrupa todos os clubes de Canicultura escandinavos; a Aliança dos Alpes que agrupa os clubes alemão, austríaco e suíço; a aliança do Benelux que agrupa os clubes da Holanda, Bélgica e Luxemburgo; assim como a Mediterranean Cynological Union e a European Central Eastern Union. Os benefícios provenientes dessas uniões é comprovadamente muito grande.

No caso da ACL, os 4 países seguem uma tradição cinológica muito próxima, com diversas provas comuns na área do Trabalho, da Cinegética – Cães de Parar e de outras vertentes vivas da cinofilia e à qual se sobrepõe um histórico regulamentador comum entre esses Clubes Nacionais e o respetivo Ministério da Agricultura.

A proximidade geográfica dos 4 países traduz-se em intercâmbios frequentes de reprodutores e na participação em eventos pelos expositores. “Os interesses comuns são manifestamente grandes e esta união permite-nos desenvolver a nossa influência dentro da Secção Europa da FCI à qual pertencemos, assim como organizarmos importantes Exposições e Provas sob o nosso logo comum”, podemos ler no website do CPC.

Que refere ainda que “entre as diversas ações destacamos as seguintes:
» Garantir a presença de um stand comum da Aliança Canina Latina durante as Exposições Caninas da Europa e Mundiais assim como no decorrer das exposições da ACL para fomentar e divulgar a nossa canicultura, as nossas raças de cães e os nossos eventos;
» Desenvolver e cruzar as nossas bases de dados genealógicos;
» Trabalhar em conjunto na implementação de programas de investigação na área da saúde e preparar-nos para a chegada da genómica na seleção dos canídeos. Os nossos 4 países produzem em conjunto 500.000 cães de raça por ano, isto é, 50% da produção dos outros clubes da União Europeia, numa população de 200 milhões de cidadãos;
» O reconhecimento mútuo de todas as nossas raças nacionais ainda não oficialmente reconhecidas pela FCI permitindo-lhes a participação em exposições e registo nos Livros Genealógicos;
» A criação de um título (Latin Winner) e de um campeonato (Latin Champion) com um regulamento específico para as atribuições dos respetivos títulos;
» A criação de um logo comum da ACL que fará parte dos eventos que realizaremos em conjunto.”

A primeira reunião entre os 4 países teve lugar em Lisboa em junho de 2018 e a segunda em Bruxelas em agosto de 2018.

O stand comum dos 4 países já marcou presença em Amesterdão (Holanda) na Exposição Mundial 2018, em agosto, e em Varsóvia (Polónia), em outubro 2018, na Exposição Europeia e foi muito visitado e concorrido no decorrer desses eventos.

No decorrer da última reunião da ACL foi decidido criar um website ACL nas 4 línguas nacionais, assim como em inglês, com links para os websites dos países membros, que será implementado em 2019.

Em 2019, as exposições ACL serão as seguintes:
» Portugal ACL Latin Winner – Porto, 12/01/2019
» Espanha ACL Latin Winner – Madrid, 27-28/04/2019
» França ACL Latin Winner – Paris, 01-02/06/2019
» Itália ACL Latin Winner – Verona, 14-15/12/2019

Título “Latin Champion”
O título “Latin Champion” será atribuído ao cão que obtenha três CACIBS em Exposições “Latin Winner”, em três países diferentes, atribuídos por três juízes diferentes, sem limite de tempo.

Títulos “Latin Winner”
Em cada uma das exposições “Latin Winner” serão disputados os seguintes títulos:
» “Baby Latin Winner” será atribuído ao 1º Muito Bom/1º Muito Prometedor de cada sexo em classe de Bebé.
» “Puppy Latin Winner” será atribuído ao 1º Muito Bom/1º Muito Prometedor de cada sexo em classe de Cachorros.
» “Junior Latin Winner” será atribuído ao 1º Excelente de cada sexo em classe de Juniores.
» “Latin Winner” será atribuído ao vencedor do CACIB de cada sexo.
» “Veteran Latin Winner” será atribuído ao 1º Excelente de cada sexo em classe de Veteranos.