Pós-Graduação | Intervenção Assistida por Animais: Cães

A 2ª edição da Pós-Graduação em “Intervenção Assistida por Animais: Cães” tem início a 4 de maio, no Instituto Superior de Educação e Ciências.

Apesar de largamente difundida em diversos países as Intervenções Assistidas por Animais têm ainda um longo caminho a percorrer em Portugal.

As intervenções devem obedecer a critérios pré-definidos e delinear estratégias para o desenvolvimento de competências interligadas ao bem-estar físico, emocional, comportamental, social e cognitivo.

Estas atividades são orientadas por profissionais de saúde e/ou de educação em cooperação com monitores de treino canino. Neste sentido, esta pós-graduação pretende formar especialistas na área da saúde, da educação e monitores de treino canino/guias para acompanhamento das sessões desenvolvidas por uma equipa obrigatoriamente multidisciplinar.

Envolver animais em contexto de intervenção facilita a criação de um vínculo com o utente, aumenta a motivação e o foco no trabalho a desenvolver, a autoestima e permite trabalhar a componente emocional, comportamental, cognitiva e motora.

A proposta de formação tem por intenção proporcionar aos profissionais de saúde e de educação ferramentas para poderem trabalhar com um cão em contexto terapêutico, educacional e lúdico. Paralelamente permitirá aos monitores/guias de cães os conhecimentos necessários para potenciar o melhor do seu cão em intervenções.

O curso funcionará ao sábado (dia todo).

Destinatários: Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de ação médica, Psicólogos, Fisioterapeutas, Psicomotricistas, Terapeutas da fala, Terapeutas ocupacionais, Professores, Educadores de Infância, Auxiliares de ação educativa e monitores/guias de cães.

Para mais informações, clique AQUI.

EnglishFrenchPortugueseSpanish