Como parte do seu compromisso com os cães de assistência e em apoio à Associação Ânimas, a Elanco Animal Health, entregou à sua equipa 132 exemplares do livro “Ana e C57, o cão espacial” e doou 10 exemplares à biblioteca do Pestana Cidadela Cascais – Pousada & Art District.
A entrega dos livros contou com a participação de Juan Pascual, Vice-presidente França, Ibéria e Itália da Elanco Animal Health, empresa de referência na saúde animal, e Alejandra González, Head Digital Marketing & Communication da Elanco e Responsável pelo Programa Deixemos Pegada Elanco.
“Ana e C57, o cão espacial” é um livro que relata a história de Ana, uma menina com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e o seu fiel companheiro C57, um cão de assistência que a ajuda a superar obstáculos e a fortalecer a sua autoestima.
O livro foi escrito pela psicóloga Liliana Carril, ilustrado por Leandro Filho, estudante da Escola Secundária D. Maria II, de Braga, e impulsionado pela Associação Ânimas, entidade que faz parte do programa Deixemos Pegada Elanco e que se dedica à educação canina de futuros Cães de Assistência para apoiar pessoas com diversidade funcional em Portugal.
As crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) podem beneficiar tanto do apoio dos cães de terapia como dos cães de assistência, treinados para desempenhar funções diferentes.
Os cães de assistência têm como principal objetivo reduzir os comportamentos de fuga, um problema que afeta quase 50% das crianças com PEA entre os 4 e os 11 anos.
Além disso, estes cães ajudam a melhorar a autorregulação emocional, o sono e o contacto visual, facilitando a interação da criança com o seu ambiente e promovendo um melhor desenvolvimento físico e psicossocial.
O Programa Pegadas Elanco é uma iniciativa de voluntariado interno entre os seus colaboradores, dedicada à sociabilização de cachorros. Estes cães aprendem a relacionar-se de forma saudável e equilibrada com pessoas e outros animais, bem como a comportar-se adequadamente em diferentes ambientes. O objetivo final é torná-los futuros Cães de Assistência, que acompanharão de forma contínua o desenvolvimento de crianças com autismo.
“A terapia assistida por animais tem-se demonstrado um método eficaz no apoio a crianças com PEA. Além de facilitar a comunicação e a conexão emocional, também contribui para o desenvolvimento de diversas competências sociais e emocionais.” – Alejandra González, Head Digital Marketing & Communication da Elanco e Responsável pelo Programa Deixemos Pegada Elanco.