Como evitar problemas dentários no seu cão

Sabia que oito em cada dez cães e gatos com mais de três anos de idade acabam por desenvolver alguma patologia de saúde oral. Então, como prevenir esta situação?

A Kiwoko alerta para um problema que passa despercebido a muitos cuidadores: a saúde dentária dos seus companheiros de quatro patas.

A grande questão é que, muitas vezes, as famílias não estão atentas a este problema até que surjam sintomas óbvios, como mau hálito ou dificuldade em comer. Porém, nessa altura, a acumulação de tártaro pode já ter conduzido à doença periodontal.

O ideal é utilizar escovas e pastas de dentes específicas para cães.

Quando é que se deve começar a lavar os dentes?

A resposta é simples: quanto mais cedo, melhor. Se habituarmos os nossos animais à escovagem desde muito cedo e os recompensarmos depois, será muito mais fácil manter a rotina em adulto.

Em casa, o ideal é utilizar escovas e pastas de dentes específicas para eles. Existem também produtos complementares, como toalhetes, elixires ou água com aditivos, mas nada substitui a escovagem.

Escovagem, a melhor ferramenta contra o tártaro

A doença periodontal é um dos problemas mais comuns em cães e gatos e pode levar a infecções graves ou mesmo afetar órgãos vitais se não for tratada precocemente.

De acordo com a American Veterinary Dental Society, 85% dos cães e gatos apresentam sinais de doença dentária antes dos três anos de idade.

A escovagem regular é a melhor solução para prevenir esta situação.

Uma boa alimentação também ajuda. Os alimentos secos de qualidade promovem a limpeza natural dos dentes, mas não substituem a higiene dentária.

Além dos cuidados diários, é importante fazer check-ups veterinários pelo menos duas vezes por ano. Na consulta, podem ser detetados problemas antes que se agravem, ser aconselhados produtos que ajudam na saúde oral, ou fazer limpeza oral se necessário.

Definitivamente, cuidar da saúde dentária do seu animal de companhia é mais fácil do que parece se, desde cedo, forem instauradas as medidas nas rotinas do dia a dia.

Artigo de Raquel Muro
Médica Veterinária na Kivet
Clínicas veterinárias da Kiwoko