O momento de trazer o cachorro para casa é excitante, mas temos de estar certos que temos tudo pronto para a sua chegada. Por isso, nada melhor que fazer uma checklist!
É preciso reunir todos os itens essenciais para manter o cachorro feliz e saudável. No entanto, como os cachorros crescem rapidamente, e nos primeiros meses são muito “roedores”, numa primeira fase podemos optar por acessórios de qualidade, mas mais baratos, que depois vamos trocando à medida que o cachorro cresce.
Checklist
» Caminha ou colchão
» Comedouro e bebedouro
» Comida adequada
» Coleira ou arnês
» Trela
» Saquinhos de plástico
» Acessórios de higiene
» Brinquedos
» Transportadora
» Medalha de identificação
Caminha ou colchão
A opção mais usual é uma cama ou colchão individual, ou inseridos em uma estrutura de plástico resistente. É boa ideia escolher uma cama com forra amovível e lavável.
Durante os primeiros dias, em que pode haver alguns descuidos por parte do cachorro, podemos forrar a caminha com jornais e cobrir com uma mantinha, ou colocar um resguardo absorvente.
Em casa, a cama deve ser colocada num local tranquilo, sem correntes de ar, e perto do comedouro e bebedouro do cachorro.
Comedouro e bebedouro
Escolha um comedouro e bebedouro de base larga, com antiderrapante na base e que sejam suficientemente pesados para não se virarem ou deslizarem quando o cachorro está a comer ou beber.
Os cachorros, por vezes, gostam de roer, por isso o plástico não é boa opção. Opte por recipientes de cerâmica ou metal, que até podem ser colocados na máquina de lavar louça.
Existem vários modelos disponíveis. Se o cachorro for de uma raça de orelhas grandes e caídas, como o Cocker Spaniel Inglês ou o Basset Hound, opte por um bebedouro no qual as orelhas permaneçam do lado de fora quando o cão está a beber, para se manterem secas e não molharem a casa toda.
Também existem comedouros e bebedouros que podem ser regulados em altura e acompanhar o crescimento do cachorro. Ideais para cães de maior tamanho.
Para os passeios, e até para as pequenas saídas no exterior, é útil ter um comedouro e um bebedouro portátil.
Coleira e trela
As coleiras e trelas podem ser de diversos materiais, como pele, algodão ou nylon.
Em cachorro, o mais importante é que a coleira ou arnês seja seguro, confortável e do tamanho certo.
A trela pode ser fixa ou extensível, e deve ser resistente para aguentar os puxões do cachorro.
Aproveitar para comprar os saquinhos de plástico, necessários para as idas à rua.
Acessórios de higiene
O cachorro necessita de uma escova ou um pente, dependendo do tamanho do pelo, e um champô suave para cachorro. Devemos ainda preparar algumas toalhas que passarão a ser dele.
Também vamos precisar de uma escova e pasta de dentes para cão, para habituar o cachorro a ser manuseado e a escovar os dentes. Uma forma fácil de o fazer é dar-lhe uma recompensa após escovar os dentes, desta forma associará a uma boa experiência.
Brinquedos
O ambiente do cachorro deve ser enriquecido, por isso é importante que tenha diversos brinquedos. Os cachorros gostam de diferentes texturas, sabores e sons, pois proporcionam experiências distintas. Os brinquedos devem ser suficientemente fortes para o cachorro os roer sem tirar partes e as engolir.
Alguns brinquedos podem ser interativos, para o cão e o dono brincarem juntos, mas também para o cachorro se manter ocupado quando está sozinho. Os brinquedos nos quais se pode colocar comida no seu interior são uma boa opção.
Transportadora ou cinto de segurança
Quando o cachorro anda de carro é importante que o faça de uma forma segura e confortável. Podemos optar por uma transportadora ou um cinto de segurança para cães.
O cachorro deve associar andar de carro a uma coisa boa, para não ser um fator de stress.
Preparar a casa
Depois de termos tudo da checklist, outro ponto importante é preparar a casa para a chegada do cachorro. Se este vai partilhar connosco a nossa casa deve habituar-se ao que lá existe e aprender o que é seu e aquilo que não pode roer.
No entanto, se temos objetos pelos quais temos muita estima ou são mais valiosos, é melhor retirá-los do seu alcance. Uma boa ideia é baixarmo-nos ao nível do cachorro e olhar para a divisão da casa.
Quando o cachorro fica sozinho em casa durante algumas horas o ideal é limitar o seu espaço com um parque e colocar no interior tudo o que necessita.