Dois arguidos detidos por maus-tratos que levaram à morte de dois cães

A investigação do SEPNA, por maus-tratos a três animais de companhia, apurou a morte de dois deles e um terceiro bastante debilitado, os cães estavam presos e acorrentados sem água nem comida.

O Comando Territorial de Braga, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), no dia 2 de agosto, constituiu arguidos um homem, de 65 anos, e uma mulher de 51, por maus-tratos a animais de companhia, no concelho de Braga.

A ação decorreu no âmbito de uma investigação por maus-tratos a três animais de companhia, que decorria desde março de 2024.

Os elementos do SEPNA realizaram diligências que permitiram apurar que os suspeitos mantiveram os três canídeos presos e acorrentados sem que lhes fosse fornecida alimentação e bebida, o que veio a resultar na morte de dois deles, deixando um terceiro bastante debilitado.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Braga.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono.

Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.