Andar de carro é o meio mais simples de irmos com o nosso cão a qualquer lado, mas pode representar um desafio. Partilhamos 7 dicas essenciais!
1. Habituação ao carro
O ideal é habituar o nosso cão a andar de carro desde cachorro. No entanto, se tal não aconteceu, não faz mal. Comece por fazer pequenos trajetos com o cão dentro do carro. Estes passeios devem terminar de forma positiva, para que o cão associe andar de carro a algo bom, como uma ida ao parque canino ou um snack apetitoso.
2. Viagens seguras
O cão não pode circular solto dentro do carro. Pode optar por utilizar um cinto de segurança ou uma transportadora. Além disso, não deve levar a cabeça de fora da janela.
3. Proteger o banco do carro
Sugerimos a colocação de uma capa protetora no banco, resistente e impermeável, para manter o carro com menos pelos (porque vai haver sempre pelo espalhado no carro) e evitar que o banco fique sujo caso o cão vomite ou faça xixi.
4. Fazer exercício
Um cão cansado é um cão feliz. Por isso, brinque com o seu cão antes de uma viagem. A atividade física ajuda a reduzir a ansiedade e é mais provável que adormeça e faça uma sesta tranquila durante o percurso.
5. O que levar?
Um brinquedo para o cão se manter entretido a roer ou para lhe fazer companhia, e, muito importante, água fresca e um bebedouro.
6. Fazer as necessidades
Durante a viagem, pare para o cão fazer xixi e “esticar” as pernas. Não se esqueça de levar os saquinhos para o cocó.
7. Cuidado com o calor
Opte por viajar nas horas mais frescas do dia e se parar durante a viagem não deixe o cão dentro do carro!