Binómio cinotécnico encontra idosa desaparecida

O Comando Territorial de Lisboa, através do Destacamento Territorial de Vila Franca de Xira, localizou a 18 de novembro um idosa que se encontrava desaparecida.

Esta ação decorreu após um alerta que informava sobre o desaparecimento de uma mulher de 75 anos de idade, no dia 17 de novembro, de um lar de idosos, no concelho de Arruda dos Vinhos.

“Foi lançada uma operação policial de busca e resgate, sendo o dispositivo policial local reforçado por meios de investigação criminal, binómios cinotécnicos de deteção e busca e ainda pela equipa que opera com drones (com capacidade de câmara térmica), com vista à sua localização”, explica o Comando Territorial de Lisboa da GNR.

Segundo o comunicado, a idosa foi detetada com vida, por um binómio cinotécnico, “depois de várias horas de busca em condições climatéricas adversas, devido ao nevoeiro bastante denso que limitava a progressão e campo de visão”, tendo sido de imediato conduzida a uma unidade hospitalar.

A operação policial contou com o reforço de várias valências da GNR, nomeadamente territorial, investigação criminal, binómios cinotécnicos do Grupo de Intervenção Cinotécnico da Unidade de Intervenção (GIC/UI), por aeronaves não tripuladas (vulgarmente conhecidas por drones, com câmaras térmicas), da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UAS/UEPS), e apoiada pelos Bombeiros de Arruda dos Vinhos e por familiares e amigos, numa ação concertada de esforços.