A UPPartner, agência de comunicação que integra o conceito de “One Health” na sua identidade, acaba de fechar uma parceria com a ÂNIMAS, Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social.
Com esta parceria, a UPPartner pretende ajudar a ÂNIMAS a divulgar o seu trabalho com cães de assistência e a recolher os donativos essenciais para que continuem a exercer o seu trabalho.
Desta forma, a UPPartner reforça, também, o seu posicionamento enquanto agência com um papel ativo na sociedade e que se preocupa com o seu impacto sobre a mesma.
Segundo Bernardo Soares, Health Care Director da UPPartner, “Assim que conhecemos a ÂNIMAS, identificámo-nos de forma imediata com o seu projeto. Sendo a UPPartner uma agência que tem o conceito de One Health na sua génese, tem a convicção de que os três elementos-chave que a compõem – saúde humana, saúde animal e ambiente – devem estar ligados numa simbiose perfeita e a ÂNIMAS conjuga todos estes elementos no seu propósito, contribuindo para a melhoria de vida de muitas pessoas com a ajuda destes animais de assistência. Como tal, não poderíamos deixar de nos aliar à sua missão e ajudá-los dentro daquilo que são as nossas valências”.
De acordo com Abílio Leite, Presidente da associação ÂNIMAS, Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social, “Os nossos Cães de Assistência são entregues gratuitamente aos seus beneficiários, um princípio que é fundamental para nós. No entanto, sendo nós uma IPSS, sem fins lucrativos, acabamos por ter muitos pedidos a que não conseguimos dar resposta, pois, só conseguimos treinar à volta de uma dezena de cães por ano. Esta parceria com a UPPartner é uma ajuda fundamental para conseguirmos divulgar o trabalho que fazemos e, assim, conseguir mais apoios para chegar a ainda mais pessoas que poderão beneficiar do apoio destes animais de assistência, seja em contexto hospitalar, seja através da cedência de um animal.”
A ÂNIMAS é uma organização sem fins lucrativos que trabalha na educação de cães de assistência, onde desenvolve Programas de Intervenções Assistidas por Animais e “cede” gratuitamente os seus Cães de Assistência (exceto cães guia) a crianças, jovens e adultos com limitações funcionais variadas como Epilepsia, paralisia cerebral, perturbação do espetro do autismo, dificuldades motoras, diabetes, perturbações de stress pós-traumático, de forma a poderem ser auxiliares de vida de pessoas que não têm total autonomia devido a este tipo de problemas.