A Associação Animais de Rua celebrou 15 anos no dia 6 de outubro. Um marco notável na história da Associação, fundada em 2008, que ao longo dos anos já ajudou perto de 52 mil animais.
Entre esterilizações, apoio médico veterinário, alimentação e encaminhamento para adoção contribuindo significativamente para o bem-estar animal e para a melhoria da saúde pública em Portugal.
A Associação nasceu no Porto e expandiu-se para várias regiões de Portugal, entre elas Vila Nova de Gaia, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Esposende, Gondomar, Lisboa, Loures, Amadora, Faro, Sintra e São Miguel.
“A Animais de Rua foi criada com o propósito de tentar minorar o sofrimento dos animais sem lar e evitar que nasçam outros nestas condições”, salienta a diretora executiva da Associação, Sofia Róis.
Em parceria com os municípios e os cuidadores de colónias de gatos silvestres, a Associação Animais de Rua implementou um programa de esterilização em massa de âmbito nacional.
O Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) é um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres.
“O CED é um sucesso e prova disso é que ao longo destes 15 anos, com a ajuda dos nossos 150 voluntários, já esterilizámos 44 mil animais contribuindo desta forma para o bem-estar destes animais que vivem nas ruas, um dos grandes objetivos do nosso trabalho diário” frisa Sofia Róis.
A Associação Animais de Rua é membro ativo do Eurogroup for Animals e da EU Dog and Cat Alliance, reconhecida com o Prémio de Mérito desta última, em 2022, pela contribuição significativa e partilha de informações.
É também uma entidade formadora certificada pela DGERT em matéria de bem-estar animal, comprometida em disseminar conhecimento e melhores práticas.
Durante estes 15 anos, realizou também vários projetos que têm complementado e enriquecido o trabalho da Associação. Em 2014, lançou uma campanha de sensibilização sobre o abandono de animais, contando com a participação de artistas como Rita Blanco, João Reis, Joana Seixas e Manuel Marques. Desenvolveu um programa educativo inovador chamado “Da Rua para a Escola”, adaptado a todas as idades escolares, ajudando a educar as gerações futuras sobre o respeito pelos animais.
A Animais de Rua realiza anualmente um leilão literário, que este ano celebrou a 7ª edição, angariando fundos essenciais para a causa animal.
Publicou três livros infantis, nomeadamente “O Pimpão”, “Aqui há Gato” e “O Cão que Leu”, promovendo a sensibilização das crianças para a importância do cuidado com os animais e que a par de outros produtos sustentáveis – como sacos de algodão orgânico e cadernos com papel reciclado – estão à venda na loja online da Associação Animais de Rua.