O próximo Parque Canino a abrir em Gaia está em fase de conclusão, devendo estar pronto em maio.
Localiza-se sobre o eixo rodoviário IC23/A44, a nascente do Jardim Soares dos Reis, do lado oposto à rua Marquês Sá da Bandeira e tem cerca de 757m².
O equipamento resulta de um investimento municipal na ordem dos 73 mil euros e pretende disponibilizar aos animais um espaço dedicado, onde possam satisfazer as suas necessidades básicas e potenciar o seu bem-estar emocional.
O Parque Canino será vedado na frente contígua ao arruamento, com um muro de vedação com bloco de betão e, para uma maior proteção e segurança de todos os utilizadores e dos transeuntes na vida pública, será criada uma área de receção aos utilizadores, sendo que o acesso ao espaço será feito através de uma entrada dupla.
Esta configuração permitirá que os animais sejam soltos/presos pela trela antes da entrada/saída do parque.
Sabendo do elevado tempo que os animais passam em locais fechados e condicionados, o interior do parque terá espaço suficiente para os canídeos correrem e libertarem a energia acumulada, existindo, para tal, uma grande área em prado de sequeiro.
Este equipamento juntar-se-á, assim, a outros já existentes no concelho, como o do Centro Cívico de Gaia ou o Park’Animal, em Arcozelo, projeto que nasceu do Gaia Orçamento Participativo Jovem, da autoria de Mariana Carvalho.