O Grooming do Cocker Spaniel Inglês

Na sua pelagem, o Cocker ostenta um dos seus grandes atrativos, uma vez que aliado à sua conhecida franja, apresenta cores muito variadas, que vão desde as sólidas às particolours.

O pelo deve ser liso e de textura sedosa. Nunca deve ser duro e ondulado. Ao contrário do que muitos possam pensar, o estalão da raça refere que o pelo desta raça nunca deve ser muito abundante e, embora deva apresentar uma boa franja nos anteriores e corpo, o seu comprimento deve manter-se acima dos jarretes.

Cuidados no dia-a-dia

O banho deve ser frequente, com água tépida, utilizando um champô adequado ao tipo de pelo para que este se mantenha longo e sedoso. Havendo também champôs adaptados às diferentes variedades de cor que esta raça apresenta. Podem ser finalizados com a aplicação de um amaciador.

O pelo deve ser seco com a ajuda de um secador e de uma escova. Esta prática é fundamental para que o seu pelo cresça bonito e saudável.

Deve ser penteado com uma escova ou cardadeira pelo menos duas vezes por semana, para que o pelo mantenha a aparência que tanto caracteriza a raça.

De dois em dois meses, o Cocker Inglês deve ver o seu pelo arranjado e acertado. Com particular atenção à tosquia do pelo interior das orelhas e do pelo que cresce por baixo das patas, entre as almofadas.

Tosquiar o pelo no verão? Não!

Embora alguns donos o façam no tempo mais quente, o animal em nada beneficia quando decidem cortar-lhes de forma drástica o pelo, deixando-o muito curto por todo o corpo.

Normalmente, os animais não gostam desta nova aparência que lhes é dada, andando alguns dias tristes e a esconderem-se das pessoas.

Não é necessário fazer a tosquia completa do Cocker, porque o cão adapta-se ao calor, perdendo o subpelo.

Além disso, a utilização de uma máquina de tosquia altera a textura do pelo, tornando-o menos sedoso e mais encaracolado, fazendo-o também perder o seu brilho natural.

Cuidados com os exemplares de Exposição

A preparação de um exemplar de Exposição requer cuidados mais específicos, nomeadamente, no que respeita ao pelo e à tosquia.

Num Cocker Spaniel Inglês de Exposição, e para que o seu pelo cresça e se mantenha nas melhores condições, é necessário, para além da escovagem diária, um a dois banhos semanais com produtos próprios para o pelo e cor do cão.

A esta raça corresponde uma tosquia específica, que os cães de Exposição devem respeitar. Nesta tosquia é usada a máquina, uma tesoura, uma tesoura de desbaste e as mãos.

A máquina é utilizada basicamente, na parte interior das orelhas e na zona do pescoço que vai desde a parte de baixo da mandíbula até à ponta do externo.

A tesoura é utilizada no acerto das patas e a tesoura de desbaste poderá ser usada na junção entre a cabeça e as orelhas e na junção do pescoço com o resto do corpo.

A tosquia da cabeça e de todo o resto do corpo deverá ser realizada à mão (hand stripping).

Por: Gabriela Rafael do afixo “Rafpride”

 

Ir para a página da raça Cocker Spaniel Inglês