Crianças da ala pediátrica do São João receberam duas visitas de quatro patas

A Pediatria do Hospital de São João, no Porto, é a primeira unidade de saúde pediátrica a promover atividades com cães de Intervenções Assistidas para reduzir a ansiedade dos utentes.

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) assinalou o Dia do Animal com uma atividade pioneira em Portugal, promovida pela Equipa educativa, que consiste na interação de crianças internadas com cães treinados para o efeito, com o intuito de diminuir os níveis de ansiedade associados à sua condição.

A Associação ÂNIMAS proporcionou este encontro com as crianças internadas na ala pediátrica que receberam, no Dia do Animal, a visita de dois cães de assistência, a Milka e a Ervilha, que cumpriram a missão de transmitir e entregar tranquilidade e alegria a todas as crianças.

Em complemento com o que é feito pelos profissionais de saúde, a iniciativa promovida em colaboração com a Associação Ânimas é considerada uma mais valia no tratamento das crianças que, por minutos, esquecem o local e o motivo onde estão.

Ao Porto Canal, Eunice Trindade, Diretora do Serviço de Pediatria do Hospital de São João, referiu que esta parceria é vista “como uma mais-valia para lhes dar autoconfiança e reassumirem a parte funcional”.

As duas voluntárias da Associação Ânimas que participaram nesta iniciativa explicaram que trabalham muito os afetos, a empatia, a aceitação e as emoções positivas. E que, neste caso, o papel do cão é facilitar o processo de adaptação à doença e ao contexto hospitalar.

EnglishFrenchPortugueseSpanish