No dia 26 de março, decorreu o 3º Seminário do Clube Português do Bouledogue Francês (CPBF), no auditório São Mateus, em Elvas, com quatro oradoras convidadas para falar sobre a raça.
Sendo elas, Gabriela Veiga (juíz da raça), Maria João Babo (especialista em alimentação da Ownat), Dra. Margarida Costa (Médica Veterinária especializada em Bouledogue Francês) e a Dra. Inês Freitas (Médica Veterinária e Delegada de Saúde do CPBF).
Foram abordadas várias temáticas relacionadas com a raça.
A juíza Gabriela Veiga falou sobre o estalão da raça em detalhe, focando alguns defeitos que a raça tem vindo a adquirir ao longo dos anos, nos quais os criadores se devem focar para os corrigir.
Maria João Babo abordou as vantagens e desvantagens de rações com e sem cereais, entre outros aspetos de relevância.
Ambas as Médicas Veterinárias focaram-se nos problemas mais comuns na raça: respiração, coluna, patela e coração.
Falou-se nos métodos de prevenção e como atuar em determinados momentos; na importância dos rastreios de saúde e protocolos que o CPBF tem vindo a implementar ao longo destes últimos dois anos e, como qualquer criador, deve ter em atenção o seu projeto de cria.
A Dra. Inês Freitas falou ainda sobre o programa da classificação da função respiratória no síndrome do braquicéfalo – BOAS (Brachycephalic obstructive airway syndrome), um projeto já implementado em Inglaterra e, em breve em Portugal.
Foram cerca de 5 horas dedicadas à raça. A direção do CPBF agradece a todos os oradores, participantes e patrocinadores do evento.