O Grooming do Teckel de pelo cerdoso

Os Teckels são cães enérgicos, extremamente inteligentes e que nos conquistam sem darmos conta. Aparentemente com poucas necessidades de grooming, desenganem-se, requerem bastante. Isto, claro, se pretendemos manter uma aparência cuidada.

O Teckel de pelo cerdoso precisa de uma técnica chamada hand stripping, que consiste em arrancar o pelo morto, à mão ou com auxílio de uma faca própria para o efeito. Esta técnica permite manter uma correta textura de pelagem.

Se o pelo cerdoso é cortado, perde a textura crespa e brilhante, e passa a ter uma textura baça, macia e encaracolada.

O cachorro deve habituar-se desde cedo a uma rotina de grooming. Mais ou menos desde os 2-4 meses, dependendo se faz o grooming em casa ou num cabeleireiro, no segundo caso já deve ter a vacinação completa.

De início, as visitas ao Groomer devem ser curtas e regulares, para treinar o cachorro a este procedimento, que em adulto demora algumas horas.

Por norma, um Teckel cerdoso deve fazer stripping a cada 6 a 8 semanas. As orelhas e o pescoço, sensivelmente de mês a mês. O custo deste serviço ronda os 25 a 30 euros à hora, tenha isso em atenção.

Entre as sessões de stripping, os donos podem utilizar uma ferramenta chamada “coat king”, que é uma ferramenta de arraste de pelo morto, para ir mantendo o pelo mais ou menos cuidado e reduzir a queda.

Requer poucos banhos, pois é um tipo de pelo que repele a sujidade com facilidade. Mas não lhes faz mal nenhum um banho mensal, com um champô adequado.

Limpeza auricular e corte de unhas regular, são também cuidados essenciais.

Por: Isabel Nobre, Profissional Groomer
IN Grooming & SPA

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish