Os Bombeiros de Bragança dispõem desde esta sexta-feira de um novo veículo e tripulação com dupla valência, o resgate de animais domésticos feridos ou mortos e o combate à vespa asiática.
“Ao longo dos últimos tempos, temos tido várias solicitações das pessoas, em último caso socorrem-se dos bombeiros para as suas aflições. Quando tinham um animal ferido, atropelado ou morto no meio da estrada, entravam em contacto connosco e chegámos à conclusão de que tínhamos de criar um serviço permanente para dar respostas a estas ocorrências”, explicou à Lusa o comandante dos bombeiros de Bragança, José Fernandes.
A corporação de bombeiros adaptou com a “prata da casa” uma viatura todo-o-terreno já com alguns anos, dotada de todas as condições para as referidas operações e deu formação a equipas para emergência animal.
“Temos um lema: os animais para nós, também contam. Muitas vezes somos solicitados pelas pessoas para socorrer animais feridos ou levantar animais mortos que são vítima de atropelamentos ou outras circunstâncias”, concretizou o comandante.
Caso apareça um animal ferido ou morto, as pessoas devem telefonar para a central dos Bombeiros, disponível 24 horas por dia: 273 300 210.
Os animais são recolhidos com recurso à tripulação desta nova viatura, se for um animal morto “é recolhido e colocado em arcas frigoríficas e depois é incinerado”, explica.
No caso de um animal ferido, “é encaminhado para uma clínica veterinária que esteja em permanência também 24 horas por dia em Bragança, para ser tratado e depois entregue ao seu proprietário, ou então entregue num canil para adoção”, vincou.
A viatura está igualmente preparada para o combate à vespa asiática, que está a proliferar um pouco por toda a região, incluindo no concelho de Bragança.