Há uma nova praia dog friendly em Odemira

Desde o dia 17 de junho, o concelho de Odemira passou a dispor de uma Praia de Uso Balnear Canino. Localizada na freguesia de Longueira/Almograve, a montante da Praia de Furnas-Rio, esta funcionará como piloto na presente época balnear.

No seguimento das vistorias às praias de Bandeira Azul, foi visitada a praia de uso canino, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Ricardo Cardoso, do Patrão-Mor da Capitania do Porto de Sines, Rito Martins, a Autoridade de Saúde, Alda João, da Presidente da Junta de Freguesia de Longueira/Almograve, Glória Pacheco, e de Joaquim Cunha, da Agência Portuguesa do Ambiente.

Quem desejar levar o seu amigo de 4 patas a banhos, num espaço com as condições necessárias para a permanência e circulação de animais de companhia, passa a dispor desta opção no concelho de Odemira.

Na zona balnear de uso canino, são aplicadas as seguintes regras de utilização:
» Uso obrigatório de coleira ou peitoral e açaime ou trela no animal, assim como meios de contenção, no caso de cães de raça perigosa.
» O registo e licenciamento dos animais são obrigatórios, implicando a existência de boletim sanitário e prova de identificação eletrónica (renovação anual).
» A recolha dos dejetos por parte dos detentores de animais é obrigatória.
» A utilização da praia por animais feridos ou doentes não é permitida.

Recomendações :
» Mantenha o animal sob vigilância constante.
» Respeite o espaço de lazer de todos.
» Disponibilize água potável ao animal.
» Utilize o saco de recolha de dejetos, disponível em equipamento próximo.

Fotografias: CMOdemira/Luís Guerreiro