Bombeiros de Braga atuaram na busca e resgate de 246 animais

O socorro animal preencheu, em 2020, uma quota importante das solicitações de socorro da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, que acorreram a situações de perigo e acidentes com animais domésticos.

De acordo com o comunicado do Município, o “corpo de Bombeiros foi accionado para 246 ocorrências de busca e resgate de animais, sendo quatro destas ocorrências em meio aquático e as restantes em meio terrestre”.

Estas acções de socorro envolveram 507 operacionais e 251 veículos que percorreram 4.073 quilómetros. Todas estas operações decorreram durante 216 horas e 31 minutos.

As operações de socorro animal tiveram diversas origens, desde resgate a animais em situações de perigo até animais acidentados. Os operacionais afectos ao socorro animal receberam formação específica para acolher da melhor forma os animais feridos e transportá-los em segurança até aos hospitais veterinários.

O Corpo de Bombeiros está ainda munido de uma viatura de socorro animal que funciona 24 horas por dia, sendo que o serviço é prestado em articulação com as autoridades policiais, a AGERE/Centro de Recolha Oficial (CRO), a médica veterinária do Município e dois Hospitais Veterinários do Concelho que tratam os animais feridos.