Penafiel apoia famílias carenciadas com alimentos para cães e gatos

Face ao agravamento das condições económicas e sociais das famílias – fruto da pandemia COVID19 -, e do consequente aumento de abandono de cães e gatos, o Município de Penafiel lançou uma nova medida de apoio às famílias mais fragilizadas que tenham animais de estimação.

A autarquia criou um programa com o objetivo de promover o combate ao abandono de cães e gatos por munícipes com carências económicas, apoiando-os com alimentos (ração).

Para usufruírem deste apoio, os munícipes devem cumprir alguns requisitos, nomeadamente, dispor de um rendimento per capita que não exceda os 50% do IAS mensal (por agregado familiar), residir no concelho de Penafiel há pelo menos 2 anos, entre outros.

A candidatura ao programa é feita mediante preenchimento de formulário próprio.

Depois de preenchidos, os formulários devem ser enviados por correio eletrónico para cro.penafiel@cm-penafiel.pt, por correio para ‘Câmara Municipal de Penafiel, Praça do Município, 4564-002 Penafiel’, ou entregues pessoalmente no Balcão Único de Atendimento, na Rua Abílio Miranda, 4560-501 Penafiel.

A ração será doada em função da espécie (canídeo ou felídeo) e peso do animal, uma vez por mês em dia e hora a avisar, no Centro de Recolha Oficial de Penafiel (CROP).

De recordar que o Município de Penafiel também apoia as famílias mais carenciadas na esterilização dos animais de companhia (cão ou gato), no sentido de evitar a reprodução descontrolada.

Através da página oficial Facebook, o Canil Municipal de Penafiel divulga ao público regularmente e sempre que necessário os animais disponíveis para adoção.