Ensine o seu cão a fazer xixi no sítio certo

É frequente os donos queixarem-se da dificuldade que têm em ensinar os seus cachorros a fazer as necessidades no sítio.

Isto, normalmente, tem a ver por expectativas demasiado elevadas – querer-se que o cachorro seja limpo demasiado depressa. Mas isto é todo um processo, leva o seu tempo até que o cachorro seja capaz de aguentar tempo suficiente e até que os hábitos estejam bem enraizados.

Com que idade deve ir à rua
Os cachorros devem começar a ser levados à rua tão cedo quanto possível. Apesar de ainda haver muito a recomendação tradicional de esperar pelas vacinas completas, isso vai contra as recomendações atuais das associações de veterinários especialistas em comportamento.
Estas associação defendem que os riscos de desenvolvimento de problemas de comportamento (e de dificuldades em transposição da higiene para a rua) são superiores aos riscos de saúde num cachorro que começa a sair alguns dias depois de ter levado a primeira dose da vacina multivalente.

Quando levar ao sítio
Fazer passeios a determinadas horas é bom para ir incutindo hábitos de regularidade.
Mas, mais do que ir a horas fixas, os cachorros têm vontade de fazer as necessidades quando acordam, depois de comerem ou beberem, depois de brincarem e antes de irem dormir. Basicamente, sempre que não estão a fazer outra coisa.
Nessas alturas devemos levar o cachorro ao sítio onde se queremos que faça as suas necessidades , esperar que faça e recompensar.
Não recomendo o uso de resguardos, os cães desenvolvem preferências pelos substratos onde fazem as necessidades e na rua não há resguardos. Pode, por exemplo, colocar um tapete de relva artificial por cima do resguardo, que já é mais parecido com o que há na rua.

Quando limpar os xixis fora de sítio, não use detergentes com amoníaco.

Limpar os xixis
Quando limpar os xixis fora de sítio, não use detergentes com amoníaco. A urina tem compostos de amónia, pelo que usar um detergente amoniacal é quase o mesmo que estar a apontar uma grande seta para esse sítio a dizer “podes fazer xixi aqui”.
Limpe com um detergente enzimático próprio para o efeito, ou com água com detergente e um pouco de aditivo enzimático para a roupa (muitos branqueadores têm enzimas), que irá degradar as moléculas orgânicas, removendo o cheiro de xixi não só para nós como, sobretudo, para o cão.

E durante a noite
Se há cachorros que desde muito novos conseguem dormir a noite toda sem acordarem para fazer necessidades, isto não é a norma.
Como regra geral, conte que o cão apenas consegue dormir um determinado número de horas antes de ter vontade – por norma, o número de horas que aguenta de seguida é o número de meses mais 1 – assim, um cachorro de 2 meses conseguirá aguentar 3 horas a dormir, um de 4 meses aguentará 5 horas, e assim sucessivamente.
Portanto, prepare-se para passar algum tempo a ter de acordar durante a noite para levar o seu cachorro ao sítio certo quando ele acorda.
Lembre-se que quanto menos possibilidades ele tiver de fazer as necessidades no sítio “errado” (sob o nosso ponto de vista, não dele), mais rapidamente ele irá aprender onde as fazer.

Muita paciência
Se cumprir cuidadosamente estas regras, é uma questão de tempo e paciência até ao hábito estar enraizado.
Há cães que aprendem este hábito mais depressa que outros – isto não é uma corrida de comparação com o cão do vizinho ou de um amigo, é uma maratona.

Por: Carla Cruz, Aradik – Consultoria Técnica Canina

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish