Como manter a pelagem do seu Bichon Maltês

O Bichon Maltês é uma das raças caninas mais elegantes! Possui uma bonita pelagem branca, muito longa, sedosa e brilhante, na qual se destaca os seus olhos escuros, de expressão alerta.

De pequeno tamanho e muito elegante, o Bichon Maltês tem um porte altivo e distinto com o seu lustroso pelo branco, que cai até ao solo. A pelagem deve ser lisa (recta), sem ser ondulada ou frisada; e de branco puro, apesar de ser admitido o marfim pálido.

A raça não possui subpelo, como tal, é menos susceptíveis a causar alergias, porque não tem queda de pelo, sendo frequente que pessoas alérgicas consigam conviver com exemplares desta raça.

A sua pelagem exige muitos cuidados para se manter branca, lisa e brilhante. Como tal, o Bichon Maltês deve ser habituado a ser escovado e manuseado deste cachorro. Nesta raça o banho e a escovagem regular são essenciais.

A escolha dos produtos de grooming adequados e de qualidade assume particular importância na manutenção da pelagem. Deve optar-se por um champô para pelo branco, alternado com um champô hidratante, porque o champô de brancos pode ser agressivo se usado com muita frequência.

O uso de amaciador é muito importante, especialmente se optamos por manter o Bichon Maltês com pelo comprido.

A utilização de produtos de limpeza ocular é fundamental e deve ser diária, para evitar o aparecimento de manchas.

Após o banho e antes de escovar, a pelagem deve ser sempre hidratada. A hidratação é essencial para manter a sua pelagem saudável, brilhante e sedosa.

Muitos donos mantêm o seu Bichon Maltês com uma tosquia de “cachorro”, “ursinho” ou “teddy bear”, cortando o pelo à tesoura. Esta opção é muito mais fácil de manter, mas é a pelagem longa que lhe dá o seu carisma.

Os Bichon Maltês de Exposição são apresentados com o pelo liso e imaculadamente branco, usando dois lacinhos, normalmente pretos, a segurar o pelo sobre os olhos.

A pelagem branca e lisa do Bichon Maltês permite, ao dono e aos Groomers, alguma liberdade criativa, por exemplo, com a utilização de acessórios ou um corte asiático, que realça a expressão do seu focinho.

Clique AQUI para ir para a página da raça Bichon Maltês

 

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish