Numa medida ativa e preventiva de redução de animais abandonados e errantes, foi lançada a 25 de setembro uma campanha para realização de esterilização de animais errantes do concelho, que esteve em vigência entre outubro e novembro deste ano.
A campanha esteve concertada com a Associação Zoófila, o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, que foi incansável no apoio e organização do planeamento e execução das intervenções cirúrgicas, quer pelo profissionalismo como pela sensibilidade no cuidado de cada animal, na sua particularidade e necessidades.
Articulada com uma candidatura feita pelo Município à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, a campanha permitiu realizar as esterilizações de animais errantes gratuitamente, estimulando à adoção responsável pela população.
Neste âmbito, rececionaram-se vários pedidos, inclusive pedidos de outros concelhos da região, tendo sido possível, neste curto espaço de tempo, realizar 79 esterilizações de animais, entre canídeos e gatídeos (fêmeas e machos).
As esterilizações permitem diminuir os riscos da proliferação de animais errantes, prevenir futuros abandonos, proteger a população de potenciais colónias de gatos ou matilhas de cães e preservar a saúde pública.