Viana do Alentejo | Campanha do Município esterilizou 25 cães e gatos

No âmbito de um pacote de medidas de apoio social, o Município de Viana do Alentejo financiou a esterilização de cerca de 25 animais de companhia (cães e gatos).

Esta medida destinou-se a munícipes carenciados economicamente e as candidaturas decorreram entre 22 de setembro e 9 de novembro.

Para além dos benefícios em termos de saúde pública e do bem-estar animal, esta iniciativa visa reduzir o número de nascimentos descontrolados, desincentivar o seu abandono, bem como evitar a transmissão de doenças infeciosas.

Para além destes Apoios Sociais, o Município de Viana do Alentejo continuou com o Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) em colónias de gatos silvestres.

Até ao final de novembro de 2020, foram esterilizados cerca de 70 “gatos de rua”, o que se traduz numa redução de centenas de ninhadas indesejadas e, consequentemente, redução de dezenas de animais que não teriam donos, representando um investimento de mais de 3.000€.

Este processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um corte na orelha esquerda (sinal internacional de gato de rua esterilizado), identificação eletrónica, desparasitação e, por fim, devolução à colónia.

Os cães que estão no Abrigo Municipal são entregues esterilizados, com vacina antirrábica, identificação eletrónica e desparasitados.

Para mais informações:
– 266 930 010 ou 965 486 997
– pedro.banha@cm-vianadoalentejo.pt
– joana.galvao@cm-vianadoalentejo.pt.