APIFVET associa-se à campanha da DGAV sobre a utilização de antibióticos

“Antibióticos? Sem razão, não!” é o mote da nova campanha de sensibilização sobre a utilização cuidadosa dos antimicrobianos nos animais de companhia, promovida Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), e que conta com o apoio da APIFVET – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários, lançada no âmbito do Dia Europeu dos Antibióticos.

Segundo o Presidente da APIFVET, Jorge Moreira da Silva, “a utilização de antibióticos, neste caso, em animais de companhia (e também nos animais de produção), deve ser feita ‘sempre que necessário, com o antibiótico correto, na altura correta e no tempo correto. Ou seja, deve ser feita de forma cuidada e criteriosa, respeitando sempre os conselhos do médico veterinário”.

Apoiar esta campanha, dirigida nomeadamente à população urbana, “reforça as mensagens que têm por base a visão de ‘Uma Só Saúde’, uma vez que a saúde animal e a saúde humana estão interligadas”. O uso inadequado de antibióticos “representa um risco adicional, visto que promove a propagação de bactérias resistentes a antimicrobianos, o que, por sua vez, constitui um risco potencial para a saúde pública”.

Jorge Moreira da Silva relembra ainda que “é fundamental evitar a automedicação e procurar sempre o auxílio do médico veterinário, em caso de suspeitar de alguma doença”.