Porto de Mós | Inaugurado Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia

O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, inaugurou, no dia 9 de novembro, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Porto de Mós.

Segundo o Secretário de Estado, Eng.º Nuno Russo, este investimento efetuado pela Câmara Municipal de Porto de Mós deveria servir de exemplo e ser replicado pelas restantes Câmaras do país.

A construção e entrada em funcionamento do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia insere-se nas políticas de proteção animal que a autarquia tem vindo a desenvolver e é a concretização de mais um compromisso deste Executivo.

Estamos perante Instalações, cujo investimento ascende a cerca de 250.000€, com apoio estatal no valor de 50.000€, e que estão devidamente equipadas por forma a proporcionar o bem-estar aos animais acolhidos, o seu tratamento e vacinação, identificação eletrónica e respetiva esterilização, com o objetivo de se promover e concretizar a sua adoção. Só assim será possível evitar a eminente saturação deste espaço e a impossibilidade de darmos seguimento ao normal processo de recolha”, explica o Município em Comunicado.

E acrecentam que “um CRO não pode ser visto pela sociedade como um depósito de animais de companhia, que consegue resolver todos os problemas dos animais abandonados e acima de tudo que tem capacidade infinita”.

O Município lançou uma campanha de adoção, de angariação de voluntários e de famílias de adoção, e está a proporcionar a esterilização dos animais às famílias com maiores dificuldades. Tendo em curso uma candidatura para a campanha de esterilização e para identificação eletrónica dos animais.

A Cerimónia contou com um programa que decorreu durante todo o dia com o lançamento da Campanha de adoção, a visita de Voluntários ao CRO, um passeio com os animais, uma demonstração de obediência pela Escola de Treino Canino Canisport Training Friends, uma demonstração de busca e salvamento com cães de resgate da Unidade Canina de Salvamento de Leiria e um Wokshop sobre métodos de aprendizagem do cão.

Veja AQUI o vídeo da inauguração que o Município partilhou.

 

Partilhar
EnglishFrenchPortugueseSpanish