O estudo “CÃOvid-19 A relação cão-dono em tempos de pandemia: que efeitos para a saúde mental?” está a ser desenvolvido em parceria por investigadoras do Departamento de Ciências do Comportamento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Escola Superior de Saúde de Aveiro e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Este estudo visa explorar, no atual contexto pandémico, potenciais efeitos para a saúde mental decorrentes da convivência com um cão de companhia e da qualidade da relação cão-dono.
Todos os dados obtidos serão usados exclusivamente para fins de investigação, servindo de base à produção de artigos científicos a submeter em revistas da especialidade e/ou à apresentação de trabalhos em encontros científicos.
A participação encontra-se aberta a toda e qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade, residente em Portugal durante os sucessivos Estados de Emergência decretados no contexto da pandemia por Covid-19 (18 de Março de 2020 a 2 de Maio de 2020), tenha ou não tenha cão de companhia.
O questionário inclui um conjunto de perguntas versando a saúde mental dos participantes durante os sucessivos Estados de Emergência em Portugal. Aos donos de cães, são também colocadas perguntas sobre a relação cão-dono.
Link para participar: https://forms.gle/YtUnaxtbBuvuG3iy6