No “Dia da Mãe” conheça a cria de golfinho do Jardim Zoológico

No dia 3 de maio, Dia da Mãe, o Jardim Zoológico apresenta um dos seus mais recentes habitantes – uma cria de Golfinho-roaz (Tursiops truncatus).

Este pequeno macho nasceu durante a madrugada do dia 28 de janeiro e enfrentou logo nas primeiras horas de vida, desafios dignos de super-herói, com a difícil tarefa de mamar debaixo de água, enquanto nada.

Inspirados por esta particularidade e de forma a assinalar a efeméride, o Jardim Zoológico lança, neste Dia da Mãe, a segunda temporada de “Encontro com o Biólogo”.

Após o sucesso das primeiras sessões deste programa online, gratuito e dinâmico, que contou com a participação de cerca de 3.000 famílias, o Jardim Zoológico promove agora o seu regresso com o tema “Super-heróis da Natureza – especial Dia da Mãe” onde serão desvendadas as crias e progenitoras mais espetaculares do Reino Animal.

Ainda durante este Dia da Mãe, e ao longo de um mês, o Jardim Zoológico promove no seu site oficial uma votação para a escolha do nome desta pequena cria.

Tejo, Arade e Troia, são os três nomes em votação e que representam as áreas de distribuição da espécie em Portugal.

A crescente degradação do habitat devido à poluição, o consumo insustentável de pescado e o aprisionamento em redes de pesca são as principais ameaças à sobrevivência do Golfinho-roaz. O desaparecimento dos Roazes do Sado constituiria uma grave perda para o ecossistema do qual fazem parte, e para a biodiversidade à escala nacional. Esta é considerada uma população estuarina única.

Neste Dia da Mãe, visite o site oficial do parque, conheça esta nova cria e aceite o desafio do Jardim Zoológico na adoção de algumas práticas individuais diárias que farão a diferença na conservação não só do golfinho, mas de toda a vida marinha. Está nas mãos de cada um de nós fazer a diferença.