Mito | O cão só deve ir ao Groomer a partir dos 12 meses

Mitos de Grooming
“Os cães só devem ir ao Groomer quando fazem um ano de idade.”

FALSO. Errado, errado, errado, mil vezes errado!

Se escolhe um cão de alta manutenção de pelagem tem de compreender que o grooming não é um luxo, não é uma questão de vaidade é uma necessidade básica.

Tal como vai com o seu cão ao médico veterinário, o desparasita com regularidade e sabe que tem de lhe comprar comida, o grooming também faz parte da sua vida, para sempre.

A forma como um cão encara o grooming depende exclusivamente do dono e da forma como o educa nesse sentido. Não há razão absolutamente nenhuma para que um cão que toda a vida vai precisar de grooming viva aterrorizado quando entra no nosso salão.

Tal como tudo, é necessário que seja educado desde tenra idade para que se acostume a algo que vai precisar por toda a vida.

A sua primeira visita deve ser em cachorro, no máximo até aos 4 meses, nem que seja só para um banho (depois seco com secador), uma limpeza da área genital (com máquina), um corte de unhas e um jeitinho com tesoura. Para que este se acostume aos sons, manejo, cheiros e pessoas.

Isto é vital para garantir que o seu cão venha a ter uma experiência de sucesso e completamente diferente quando visitar o cabeleireiro. Depois fale com o groomer e estabeleçam em conjunto um regime regular de grooming adequado ao seu cão e cumpra-o!

Imagine o seguinte cenário: pense que vivia fechado numa casa, via os seus pais, os seus irmãos, ia brincar para o parque e no seu 18º aniversário tomava o seu primeiro banho. Levavam-no para um sítio que nunca tinha visto, com pessoas completamente estranhas, metiam-no numa banheira e ligavam a água. Imagine até que nunca tinha sentido água na sua pele. Depois de lutar o tempo todo na banheira ainda ligam um secador industrial! É o pânico completo!
É assim que o seu cão se sente. Por isso, faça um favor ao seu cão e não o faça passar por isso.

Por: Isabel Nobre, Profissional Groomer
IN Grooming & SPA

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish