Continuando a apostar no bem-estar animal, a Câmara Municipal de Oeiras alargou o leque de serviços de saúde prestados aos animais à sua guarda, tendo criado uma sala de cirurgia no Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras (CROAMO).
Este novo equipamento aumentará significativamente o número de esterilizações de animais, vadios ou errantes, o que contribuirá para promover a sua adoção e simultaneamente para prevenir o abandono.
Recorde-se que Oeiras é exemplar no que diz respeito ao incentivo à adoção animal, realizando campanhas regulares de sensibilização para as boas práticas e fiscalização para evitar ou diminuir os problemas de abandono e maus-tratos.
Hoje, é reconhecido que quem adota um animal de companhia no CROAMO ou no Centro de Apoio Animal tem a garantia que o seu novo amigo está devidamente preparado para o enquadramento familiar, porque além de saudável, está educado e protegido.
Além do mais, todos os animais em adoção estão esterilizados e identificados eletronicamente (microchip).
A criação desta sala de cirurgia é mais um passo no âmbito da política animal levada a cabo por este Município, a qual se tem revelado uma referência para outras autarquias.
Refira-se que anualmente são esterilizados cerca de 1.600 gatos, o que tem permitido a redução natural dos animais de rua e temos uma média de adoções de 650 gatos e de 50 cães por ano.