Terras de Bouro | Assinatura do Contrato de Construção do CROA

Decorreu no dia 12 de dezembro, nos Paços do Concelho, a cerimónia oficial de assinatura do contrato de execução da empreitada de construção do Centro de Recolha Oficial Municipal (Canil Municipal de Terras de Bouro).

Na presença dos responsáveis, o Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo e do Sr. José Firmino da Silva Ferreira na qualidade de Sócio Gerente da Firma José Firmino da Silva Ferreira, Lda., teve assim lugar este ato que permitirá um investimento de 80.054,63€ com um prazo de execução global da empreitada de 90 dias.

De acordo com o Comunicado, o Centro de Recolha Oficial Municipal de Terras de Bouro ficará situado na freguesia de Gondoriz e será um alojamento oficial temporário de animais de companhia, nomeadamente, cães e gatos.

Os centros de recolha oficiais, através do alojamento de animais errantes capturados e para além da execução das ações de profilaxia médica e sanitária, consideradas obrigatórias pelas autoridades sanitárias veterinárias competentes, procuram responder a três necessidades objetivas:
– Vigiar zoonoses graves, como o caso da raiva, e controlar a sua propagação;
– Garantir a saúde animal, dado que um animal na rua, sem a proteção dos detentores, tem sérias dificuldades em aceder a água, ao alimento e abrigo;
– Recolocação dos animais por cedência a outro detentor, de modo a contribuir para a melhoria do bem-estar do animal, através de uma detenção responsável.