Realizou-se no dia 8 de setembro a 14ª edição do Surf Dog Surf-A-Thon, na praia canina Del Mar’s Dog Beach, situada em San Diego, na Califórnia.
Esta competição começou em 2005 e tem o objetivo de promover a ligação entre cães e donos, sensibilizar o público e angariar donativos para o Helen Woodward Animal Center.
O Centro e SoCal Surf Dogs oferecem aulas de surf aos cães que querem experimentar esta modalidade. Este ano houve cerca de 170 cães a frequentar as aulas com os seus donos.
No Surf Dog Surf-A-Thon participaram 80 cães que competiram pelo título de “Top Surf Dog 2019”. Cada heat tinha 10 minutos de duração. Os competidores eram divididos pelo seu tamanho e também pelo facto de participarem sozinhos ou com os donos.
Os donos podem acompanhar os seus cães, ajudando-os, enquanto são avaliados por um painel de juízes. Cada cão é avaliado pela sua habilidade de surfar as ondas, permanecer em cima da prancha e pelo seu espírito surfista. Sendo classificados os primeiros três de cada Classe.
Os vencedores de cada categoria disputam entre si o título de “Top Surf Dog 2019” durante o Best In Surf heat.
Também existe um Concurso de Freestyle Surf onde os cães e donos são avaliados pela sua criatividade. Neste podemos ver cães e donos mascarados, e muitos truques. O objetivo é convencer os juízes.
Outro dos Concursos é um desfile de máscaras e este ano houve também uma competição de esculturas de areia.
O vencedor do título “Top Surf Dog 2019” foi o Pit Bull The Surfing Pitbull. Em 2º lugar ficou o Golden Retriever Surf Dog Turbo e em 3º lugar Giselle The Surfer Girl, cruzada de Leão da Rodésia.
Fotos: Helen Woodward Animal Center